Decorar a casa com fotos da família e dos amigos deixa o ambiente muito mais acolhedor e cheio de vida. Além disso, os bons momentos vividos estarão sempre na lembrança a cada vez que você observar as fotos que escolheu para mostrar. Para que essa decoração fique ainda mais especial, a dica é fazer porta-retratos em casa, com um toque pessoal e criativo. Veja as dicas para fazer e como usar.
2 Formas muito fáceis de fazer porta-retratos em casa
Você pode usar diversos materiais para fazer porta-retratos em casa. Veja modelos com materiais bem fáceis de trabalhar e depois é só usar a criatividade para fazer com as cores e detalhes do seu gosto.
1. Porta-retratos de papelão com tecido
O primeiro modelo é feito com base de papelão e meias pérolas que você encontra em lojas de artesanato facilmente.
Materiais
- Papelão de caixa de camisa: 1 unidade;
- Tesoura: 1 unidade;
- Caneta: 1 unidade;
- Régua: 1 unidade;
- Estilete: 1 unidade;
- PVC transparente: 1 pedaço pequeno;
- Tecido ou papel decorado: suficiente para o tamanho da moldura que escolher;
- Cola branca: 1 tubo;
- Pincel: 1 unidade;
- Super cola: 1 tubo.
Passo a passo
1. A medida mais comum de fotos é 10 cm x 15 cm. Sabendo disso, recorte 2 pedaços de papelão com pelo menos 5 centímetros extras de cada lado.
2. Então desenhe um retângulo de 14 cm x 9 cm dentro de um desses pedaços de papelão e recorte com o estilete.
3. Passe cola nesse papelão e cole no tecido que você escolheu com a estampa que vai ter o porta-retratos.
4. Corte o excesso do tecido, mas deixando o suficiente para que seja possível colar também no verso desse retângulo.
5. Depois use o estilete para recortar a parte do meio do tecido, abrindo espaço para onde irá ficar a foto.
6. Feito isso, é hora de cortar PVC com o mesmo tamanho dos seus pedaços de papelão e colar com super cola na parte interna do porta-retratos, onde tem o centro cortado.
7. Por fim, encape o outro pedaço de papelão com o mesmo tecido e cole-o na parte de trás do PVC, lembrando de deixar um lado aberto para colocar a foto. Deixe secar e depois é só usar.
2. Porta-retratos de EVA
O EVA é outro material bem flexível e muito prático de trabalhar, além de baratinho. Você pode imprimir desenhos para usar como moldes e copiar por cima da parte de trás do EVA para que fiquem mais bonitos. Veja uma ideia.
Materiais
- Cola quente e pistola: 1 unidade;
- Tesoura: 1 unidade;
- Estilete: 1 unidade;
- Régua: 1 unidade;
- Caneta: 1 unidade;
- EVA: quantidade de acordo com o desenho.
Passo a passo
1. Escolha as suas folhas de EVA nas cores conforme o desenho que pretende fazer. Desenhe 2 retângulos naquele tamanho padrão de foto, que é 15 cm x 20 cm. Recorte.
2. Depois, em uma das partes recortadas, desenhe outro retângulo dentro do primeiro, com 14 cm x 9 cm para formar a moldura. Recorte com o estilete.
3. Cole as laterais de uma peça na outra, a inteira e a vazada.
4. Depois é só cortar um triângulo com outro pedaço de EVA e colar na parte de trás, embaixo, para servir como apoio para que porta-retratos fique de pé.
5. Já está pronto, então você pode usar a criatividade para fazer pequenos desenhos decorativos de EVA ou usar outros materiais e colar pela moldura, conforme os exemplos da imagem acima.
Como usá-los na decoração?
Com o método básico dos dois modelos que você aprendeu para fazer porta-retratos em casa, usando papelão ou EVA, é possível criar muitas outras peças com estilos e formatos diferentes. Não necessariamente o EVA só vai servir para peças infantis, pois se usar preto e branco, por exemplo, pode fazer modelos lindos para ambientes adultos.
1. Decore a estante da sala
Se você tem uma estante na sala ou outro móvel como um aparador ou nichos, pode fazer um conjunto de porta-retratos e colocá-los um ao lado do outro. Se preferir uma decoração mais padrão, faça-os todos iguais, no mesmo modelo e cor.
2. Mural para o quarto das crianças
As crianças e adolescentes adoram objetos pendurados nas paredes. Então você pode fazer um porta-retratos gigante para servir como mural de fotos. Elas podem ficar fixadas com alfinetes para ser bem prático de trocar fotos.
3. Quadros para o corredor
Há quem goste de colocar diversos porta-retratos de parede com fotos antigas e novas de toda a família no corredor. É uma boa forma de decorar esse espaço sem ocupar o chão.
Então você pode fazer diversos moldes, que podem ser coloridos ou todos iguais para dar um efeito visual mais requintado, e pendurar em diversos pontos da parede, todos na altura dos olhos. Os tamanhos podem variar para que um encaixe perto no outro. Para fixá-los use cola adesiva que não vai estragar a tinta da parede.