A espada-de-são-jorge é uma boa planta para quem é novato na jardinagem caseira, pois é bem fácil de cuidar. Além disso, é uma planta que se adapta com muita facilidade a diferentes climas e ambientes. No quesito decoração, combina com todos os estilos.
Portanto, se você já tem uma espada-de-são-jorge adulta em casa, comece a fazer mudas para ter outras, decorar a casa toda e dar de presente às pessoas queridas. Se você conhece alguém que tenha, pode pedir uma muda para começar a cultivar na sua casa.
Veja como se faz, e pode usar as mesmas dicas para outras plantas Sansevieria, como a lança-de-são-jorge e a espada-de-santa-bárbara.
1. Enraizamento da folha na água
Você pode cortar uma folha lá na base ou aproveitar e tirar com cuidado se você perceber que uma das folhas da sua espada-de-são-jorge está caindo, mas ainda está saudável. Remova a folha da planta e coloque-a em um copo com um fundinho de água. Deixe dentro de casa para ficar sempre de olho e troque a água todos os dias.
Depois de mais ou menos dois meses vão começar a surgir raízes. Então, é só preparar um vaso com terra adubada, plantar essa folha deixando as raízes enterradas e fazer uma rega. Mantenha esse vaso em local bem iluminado, mas sem pegar sol sobre a planta.
2. Divisão de touceiras
Você também pode retirar a planta toda do vaso onde ela está e fazer a divisão dela pelas raízes. Assim, não precisa esperar enraizar. Remova o excesso de terra e separe a planta em algumas partes, mantendo as raízes e folhas em cada parte. Se ficar só com uma folha em cada parte, vai dar certo do mesmo jeito.
Prepare vasos novos, com terra nova para todas as touceiras separadas e replante elas. Tome cuidado na hora de separar as raízes para não arrebentá-las. Depois de plantar é só regar e manter o vaso em local iluminado.
3. Folha direto na terra
Se você está com uma planta meio ressecada, que não estava recebendo os devidos cuidados, não desista dela. Pegue folhas quebradas ou caídas e replante. Se forem folhas bem grandes, pode até cortá-las em mais partes, usando uma tesoura ou faca bem limpa.
Depois, pegue essas partes e coloque na terra, em um vaso. Escolha uma terra com adubo, e plante a folha com a base na terra e a ponta para cima, do jeito que ela estava na planta. Se você cortar a folha em partes, cuidado para não enterrar de cabeça para baixo.
Faça uma rega e vá cuidando dela, regando quando necessário, mantendo em local com bastante claridade. Vai demorar mais tempo, mas ela vai brotar e dar origem a uma nova espada-de-são-jorge.