Quem é apaixonado por orquídeas sabe que uma coleção pode ficar imensa. São diversas espécies para cultivar, e os cuidados variam conforme as necessidades de cada uma e o ambiente em que são cultivadas.
Além disso, para que a coleção nunca termine, é importante saber como fazer muda de orquídea. Assim você pega uma planta que não vai mais florir e transforma em uma nova planta, ou apenas divide uma planta para poder presentar. Veja esses tutoriais e faça com as suas orquídeas.
1. Como fazer muda de orquídea pelo caule
Quando a planta já floriu, ela não vai florir de novo no mesmo caule. Mas, esse caule ainda tem nutrientes e pode virar novos brotos. Em um caule você pode cortar 3 partes para ter 3 novas orquídeas. Depois de cortadas é só colocá-las em uma cama de musgo umedecido e ir cuidando até que brotem folhas e nasçam raízes. Veja o passo a passo:
2. Como fazer muda de orquídea pelo keiki
Nesse tutorial a forma de criar novas mudas é diferente, a partir dos brotinhos que a planta já está dando naturalmente, chamados de keiki. Você vai retirar o brotinho da planta-mãe com cuidado, preservando bem a plantinha. Escolha um broto que já tenha uma raiz, que fica para fora da terra. Depois é só envolver a muda em musgo e colocar junto com uma outra orquídea. Veja os detalhes e cuidados no vídeo:
3. Como dividir orquídea que está muito grande para o vaso
Quando a orquídea está se desenvolvendo bem, ela vai crescendo e ficando com as raízes compridas. Se estiver em um vaso pequeno, a planta vai se espalhar para fora dele. Quer dizer que está na hora de trocá-la de vaso, aproveitando para separá-la em várias mudas. Esse processo é feito por divisão de touceiras, separando uma planta adulta em mais partes. Veja o passo a passo:
Veja também: como plantar orquídea no carvão