O maxixe é uma hortaliça de origem africana, muito utilizado em receitas típicas do Norte e do Nordeste. Se você já teve contato com esse alimento, mas não tinha ideia de como se pode fazer maxixe para comer, vai saber agora.
Outro ponto interessante que vale a pena ressaltar é o sabor não é o único motivo para comê-lo. O maxixe oferece muitos benefícios à saúde, pois é rico em vitaminas e minerais essenciais. Então confira as sugestões de receitas para o almoço e jantar. Surpreenda-se com a versatilidade do maxixe na culinária e aproveite para levar mais saúde à mesa.
10 Formas de fazer maxixe
Se você nunca comeu maxixe, o sabor dele lembra o pepino, porém é um pouco mais ácido. Com ele é possível fazer diversos pratos, todos muito bem temperados, fazendo jus aos sabores do Norte e do Nordeste. Confira as opções de como fazer maxixe:
1. Pescoço de peru com maxixe
A primeira receita, como o nome já diz, tem como ingredientes principais o pescoço de peru e maxixe, mas também leva cebola, alho, agrião, cheiro verde e vinho tinto. A carne fica marinada de um dia para o outro e depois é cozida na pressão com todos os ingredientes. Ótima opção para servir com arroz ou batatas e uma salada fresca.
2. Maxixe com carne seca
Esse prato é muito simples de fazer. Primeiro cozinha-se a carne seca dessalgada. Enquanto isso é feita a cebola caramelizada que vai por cima do prato pronto. Quando a carne estiver macia é misturada ao maxixe já salteado. Fica um prato agridoce que serve como refeição principal.
3. Salada nordestina
Essa salada leva uma série de ingredientes típicos do Nordeste, que são a carne seca, o queijo coalho, cebola roxa, tapioca, mel e vinagrete de maxixe. Folhas verdes dão mais cor e sabor ao prato, junto com brotos de coentro.
4. Farofa de carne seca com vinagrete de maxixe
Mais uma receita com vinagrete de maxixe e a carne seca, mas em uma versão diferente. Para quem gosta de farofa, esse prato é uma perdição. A carne seca bem fritinha e temperada é misturada à farinha de mandioca. Depois tosta-se alguns quiabos, faz-se o vinagrete de maxixe bem temperado e é só saborear.
5. Maxixe refogado com quiabo
Se você é vegetariano, vegano ou apenas aprecia receitas sem carne, aqui está outra forma deliciosa de fazer maxixe. Leva muitos temperos, como alho, cebola, urucum, azeite de oliva, coentro, sal e limão. Tudo isso para refogar o maxixe e o jiló e servir como acompanhamento no almoço ou jantar.
6. Maxixada com creme de leite
Esse prato é uma variação do maxixe refogado, muito simples de fazer. Leva cebola, tomate, cheiro verde, sal, pimenta, o maxixe, é claro, e finaliza com o creme de leite para deixar o prato mais cremoso. Ótimo para servir com angu.
7. Frango com maxixe
A carne de frango combina muito bem com o maxixe e juntos eles fazem uma refeição completa. Nessa receita os ingredientes são tão simples quanto nas anteriores, como cebola, caldo de frango, alho, tomate, salsinha e pimentão. Fica um refogado delicioso para servir com arroz branco ou integral.
8. Maxixada ao leite de coco
Outra receita de maxixada, mas dessa vez com o leite de coco, que é bem típico dos sabores nordestinos. Nessa receita vai charque, bacon, calabresa, tomate, cebola, pimentão, louro, especiarias e, claro, o maxixe e o leite de coco. Fica uma mistura incrível de sabores.
9. Picles de maxixe
Já que maxixe lembra o pepino, com certeza fazer um picles vai garantir um ótimo resultado. Aliás, a aparência também fica bem parecida. Os ingredientes para fazer maxixe em picles são os básicos de uma conserva, como cebola, pimenta vermelha, vinagre, açúcar, sal e grãos de mostarda. Mas essa opção ainda leva cravos e cúrcuma. Vale a pena experimentar.
10. Maxixe salteado com bacon
Para finalizar, mais uma opção que leva o inconfundível sabor do bacon. Só vai precisar de manteiga, cebola, tomilho, sal e pimenta. O bacon é frito na própria gordura, depois o maxixe é salteado e a cebola refogada é feita separadamente. Depois é só montar o prato, finalizar com tomilho e servir.