Você já deve ter visto por aí muita gente exibindo sua horta com garrafa pet, mas como fazer? Aprenda diversas formas de montar sua hortinha, mesmo que more em apartamentos ou ambientes pequenos. Tem como fazer a versão auto-irrigável, para os esquecidos e até a vertical, para quem precisa manter a sua hortinha pendurada na parede.
Dicas para fazer uma horta com garrafa pet
A maneira mais fácil de organizar a sua horta é utilizando garrafas pet. Para começar você vai precisar de alguns itens:
- Tesoura;
- Lápis;
- Régua;
- Corda;
- Arame
- Pregos ou parafusos;
- Garrafas pet de 2 litros
Claro que você vai ter o passo a passo nos vídeos, mas apenas para ter uma ideia geral, veja a imagem de como fazer. Primeiro de tudo, marque e corte um retângulo grande na lateral da garrafa, onde será encaixada a terra e as plantinhas. Em seguida, faça 4 furos (dois na parte superior e dois na parte inferior da garrafa) para passar e amarrar as cordas.
Passe a corda pelos buracos da garrafa e faça nós nas pontas, como mostra a imagem, adicionando terra e adubo no interior da garrafa. Com a base pronta, plante a erva/hortaliça desejada. Amarre as cordas em um local suspenso, para ocupar menos espaço e aproveite sua horta com garrafa pet.
Entre os melhores alimentos para plantar em casa, você tem a alface, alho, cebolinha, manjericão, tomate, acelga e pimentinhas variadas. Além disso, o tomate cereja, feijão, folhas verdes, beterraba, hortelã e ervilha são boas opções. Veja como fazer passo a passo.
Horizontal
Essa é a versão explicada acima, com o passo a passo em vídeo. Aproveite para conferir como a horta ficou linda! Nesse caso, foram plantados alguns pezinhos de alface, mas você pode escolher o que melhor lhe convém. Sempre com atenção à fixação na parede, para evitar acidentes nada felizes.
Vertical
Quer deixar sua hortinha na vertical, ao invés da posição anterior? Também é possível, e o melhor, aproveitando a mesma estrutura, pois você pode prender diversas garrafas verticalmente. Além disso, se escolher as plantas certas, pode formar uma fileira verde muito bonita, que irá cobrir as garrafas. Aprenda como fazer.
Auto-irrigável
Seu grande problema com as plantas é a água? Se você molha demais, ou de menos, fazendo com que a coitada não resista, essa é a sua solução. Basta colocar água no fundo da garrafa de baixo que o barbante irá levar exatamente a quantidade que sua planta precisa. Assim, não corre o risco de secar ou apodrecer as raízes. Veja como ficaram lindos os pés de morango!
Invertido
Que tal fazer algo diferente e plantar um tomateiro invertido? Parece estranho, mas fica realmente interessante e divertido. Mas é claro que tem o segredo para não encher sua casa de terra, com a garrafa ao contrário, certo? Veja no vídeo como é mais simples do que você imagina.
Com furos
Existe também uma versão com furos ao longo da garrafa, que pode ser útil para algumas plantações. Por exemplo, o alho. Ele vai ser plantado ao longo da garrafa, nascendo novas plantas, que podem ser transplantadas, colhidas ou replantadas na garrafa mesmo. Veja como fazer.
A mesma ideia pode ser utilizada com outras plantas, a exemplo das flores. Já imaginou várias garrafas pet transbordando flores em sua varanda? Veja como é fácil de fazer essa versão e teste em casa também.