como fazer farinha de osso caseira
Crédito: Freepik

Como fazer farinha de osso em casa

Esse é um ótimo adubo, rico em fósforo, cálcio e magnésio para suas plantas

Publicidade

A farinha de osso é um dos adubos mais recomendados pelos jardineiros, botânicos, paisagistas e outros profissionais dessa área. Essa farinha é tão boa porque é rica em fósforo, cálcio e magnésio, que nem sempre está presente no solo de plantio.

Só que para comprar pode ser caro, principalmente em grande quantidade, conforme o tanto de terra que você precisa adubar. Então, uma boa alternativa é fazer a farinha de osso caseira, do tipo calcinada. Você não precisa de qualquer equipamento especial.

Como fazer farinha de osso em casa

Esse tipo de farinha de osso é obtido por meio da queima de ossos, e por isso é pobre em nitrogênio, diferente das opções compradas. Então, vai precisar de um adubo extra com nitrogênio para suas plantas.

  1. Vá ao açougue e peça para comprar apenas ossos, o mais limpos possível. Com uns 10 quilos de ossos você consegue fazer uns 5 a 6 quilos de farinha de osso.
  2. Separe esses ossos em grelhas e coloque-os sob o fogo da churrasqueira ou de uma fogueira no seu quintal.
  3. Coloque-os no fogo e deixe que torrem até ficarem brancos. Vai levar umas duas horas. Não aperte eles, pois vão se quebrar com facilidade. Apenas tire a grelha do fogo e deixe os ossos esfriarem.
  4. Depois que eles estiverem frios, triture-os aos poucos, usando um triturador, liquidificador ou mesmo um pilão ou martelo. Sua farinha está pronta, com mais ou menos 35% de fósforo, uma boa quantidade de cálcio e de magnésio.
  5. Lembre-se de lavar bem a churrasqueira e a grelha antes de colocar os ossos para evitar que tenham contato com o sal, que mata as plantas.
  6. Depois é só armazenar a farinha em um recipiente fechado e ir adubando a terra aos poucos.

PODE GOSTAR TAMBÉM