O detergente neutro é um dos produtos mais utilizados na limpeza de louças e utensílios da casa. Esse nome não quer dizer que ele não tem essências aromáticas, como limão, e por isso é neutro. Quer dizer que ele tem pH neutro, ou seja, nem alcalino nem ácido. Veja a seguir qual é a diferença entre esses produtos e como fazer detergente neutro em casa.
Como fazer detergente neutro caseiro
Essa forma é bem precisa, pois envolve as quantidades exatas de produtos para que não acabe tendo um detergente ácido ou alcalino. Você encontra os produtos nas lojas especializadas em produtos químicos e para limpeza em grande escala. Essa receita rende 20 litros, assim você consegue economizar o ano inteiro.
Veja também: como fazer sabão caseiro.
Materiais
Conservante GNL 208: 40 mililitros;
Corante amarelo para sabonetes: a gosto;
Soda líquida 50%: 160 mililitros;
Lauril: 400 mililitros;
Amida 60: 600 mililitros;
Ácido sulfônico 90%: 800 mililitros;
Água filtrada: 18,05 litros;
Luvas de borracha grossa: 1 par;
Óculos de proteção: 1 unidade;
Máscara de proteção: 1 unidade;
Balde misturador e vara de alumínio para misturar.
Modo de preparo
- Coloque metade da água no balde misturador. Adicione o ácido sulfônico e misture muito bem, com uma vara misturadora grande para dar conta. A mistura deverá ficar totalmente branca;
- Adicione amida e volte a misturar bem. Vai ficar levemente amarelado. Em seguida, adicione o lauril e misture outra vez;
- Coloque a outra metade da água e misture. Depois, enquanto mistura, vá adicionando a soda cáustica líquida. Depois de bem misturado, deixe a mistura descansar por 12 horas, com uma tampa;
- No dia seguinte a mistura já vai estar bem espessa. Então, misture o conservante, o corante e já está pronto para armazenar em garrafas menores para usar no dia a dia.
Diferença entre detergente alcalino e neutro
O neutro é mais utilizado na limpeza doméstica, por isso é vendido em embalagens pequenas. Já o alcalino é mais forte, podendo conter outros químicos, como cloro e alvejantes na composição, sendo ideal para limpeza industrial e de empresas. Existem três tipos:
Neutro
Não agride as superfícies, sendo assim, também não serve para limpeza pesada. Porém, como tem seu pH estabilizado em 7, tem um bom poder de remoção. É ideal para lavar louça, outros utensílios e fazer parte de misturinhas para limpeza básica.
Ácido
Existe também o detergente ácido, com pH entre 0 e 7, recomendado para limpeza mineral, como de óleos, cimentos, graxa e outros derivados de petróleo. Precisa ser usado com cuidado para não danificar a superfície onde for aplicado.
Alcalino
O alcalino tem o pH entre 7 e 14. Ele é bom para limpeza de várias naturezas e contém soda cáustica na sua composição.
Por que usar detergente neutro?
É a melhor opção para uso doméstico, justamente por ser mais prático de usar, sem exigências e quantidade específica. Os outros dois tipos precisam de mais cuidado ao usar, podem ter outros químicos misturados e são ideais para tipos de sujeira mais pesada.
Então, para usar sem preocupação e evitar reações alérgicas, o ideal é ter a versão neutra, que é a mais comum encontrada no supermercado, ou então usar essa receita caseira que você aprendeu.