Se você acha que não tem como fazer arroz soltinho sem alguma mágica, se engana. São apenas alguns truques que, ao colocar em prática, o deixam perfeito. É triste fazer uma receita e no fim ficar com uma mistura parecendo uma papa. Se isso acontece com você, não se preocupe! Veja aqui os truques para acertar, além daquela receita básica para deixar o seu arroz super solto.
Como fazer arroz soltinho
O arroz é um prato universal, que combina com tudo. Pode ser desde a receita básica, até outras mais rebuscadas. Você tem como opções o arroz à parmegiana, na panela de pressão, de carreteiro, à grega e até doce! Mas pode ser difícil acertar o ponto dele soltinho! Por isso você deve conhecer alguns segredos, com as dicas abaixo.
Lavar o arroz
Quando você lava o arroz, sai uma água branca, que vai reduzindo a quantidade cada vez que enxágua mais, já reparou? O que sai na água é o amido, que ajuda a dar liga, no caso de receitas como macarrão ou pão de arroz. Mas nesse caso, ele não é muito desejado. Então lave bem o arroz antes de cozinhar e deixe secar completamente antes de cozinhar. Use a água de arroz para cuidar da sua pele!
Refogar
Quando você refoga, está selando o grão por fora, impedindo que escape o resto do amido e ajudando a deixar mais soltinho. Para isso, deve usar pouca gordura (óleo, azeite, manteiga, banha etc). Isso porque o excesso acaba encharcando o grão, que irá ficar mais grudento, deixando seu prato empapado. Só adicione a água quente quando já estiver ouvindo os estalinhos, mostrando que o arroz está bem seco e selado.
Não mexer durante o cozimento
Durante o cozimento do arroz, se deve mexer o mínimo possível ou até mesmo, deixar a panela quieta. Isso porque toda vez que você passa a colher entre os grãos, alguns se partem e liberam – exatamente – o amido. E amido não é amigo de arroz soltinho, criando aquela liga que deixa o arroz menos atraente.
Mexer depois do cozimento
Por outro lado, é importante mexer no arroz depois de cozido. Mas não é de qualquer jeito! A tendência é que, se ficar parado da mesma forma assim que ficar pronto, que ele vire um bloco. Então, para deixar sequinho, você tem que passar o garfo na superfície do arroz, delicadamente, espalhando os grãos.
Retirar da panela
Assim que ficar pronto, o ideal é tirar o arroz da panela e colocar em um refratário para servir. Além de dar essa mexida pós cozimento, isso também faz com que ele esfrie um pouco. Se continuar na panela, há chances de continuar cozinhando e empapar.
Água quente e tampa
Quer uma solução mais rápida? Use água quente e deixe a panela semi-tampada. Isso não vai ajudar a deixar os grãos separados, mas tem seu propósito. Ao usar a água já fervendo, você economiza um bom tempo. Já a panela semi-tampada também ajuda a manter a temperatura, cozinhando mais rapidamente.
Receita para fazer um arroz perfeito
Para aquela receita básica, livre de erros, você vai precisar de poucos ingredientes. Para um arroz solto, menos é sempre mais. Veja como preparar:
Ingredientes
Arroz: 1 xícara;
Sal: 1 colher (chá);
Alho: 1 dente (picado);
Óleo: 2 colheres (sopa);
Água: 2 xícaras.
Modo de preparo
- Em uma panela, adicione o óleo e o dente de alho e deixe fritar;
- Coloque o arroz na panela e refogue bem por 2 minutos;
- Adicione a água e o sal;
- Quando a água começar a ferver coloque uma tampa a meio da panela e abaixe o fogo para médio/baixo;
- Se a água secar e o arroz não estiver cozido, coloque mais ¼ de uma xícara;
- Quando estiver totalmente cozido, tampe completamente a panela e deixe por 15 minutos para evaporar a água que ainda estiver lá.
Pronto! O seu arroz soltinho já pode ser servido! Não precisa mais passar vergonha!
Veja esse vídeo para mais receitas:
Veja também: 3 maneiras de tirar o gosto de queimado do arroz