Quando o refrigerante chega no fim a garrafa de plástico tem como destino o lixo, mas nem sempre essa é a melhor opção. Estas podem ser reutilizadas e reaproveitadas para fazer objetos de decoração, entre muitas outras coisas.
As desigualdades são cada vez maiores e os bens essenciais, como água, comida, eletricidade e acomodações não estão disponíveis para mais de um bilião de pessoas em todo o mundo. Para nós a garrafa do refrigerante é lixo, para elas pode fazer a diferença.
Além de faltar quase tudo naqueles que são considerados os países de terceiro mundo, o calor intenso agrava as condições desumanas em que muitas famílias vivem.
Daulatdia é uma pequena cidade no Bangladesh com cerca de 28mil habitantes. Lá falta quase tudo e a maior parte da população vive em cabanas feitas de zinco galvanizado. Nos dias mais quentes as temperaturas dentro das cabanas chega a atingir os 45ºC.
Mas uma simples técnica ajudou os moradores a refrescarem suas pequenas casas. Eles fizeram um ar condicionado caseiro com um papelão e garrafas pet.
Veja este vídeo, super simples e em inglês para perceber como estas garrafinhas mudaram as suas vidas.