A água de rosas é exatamente o que o nome sugere. Uma combinação de pétalas de rosas com água. Essa mistura pode ser usada para beneficiar a sua saúde. Então, veja quais são as utilidades da água feita com rosas, como usar, como fazer em casa e onde pode comprar pronta para uso.
Para que serve a água de rosas: 6 benefícios
Ao pensar nas rosas, só vem coisas boas à mente. O aroma e a beleza da flor remetem a momentos de romantismo e alegria, quando é recebida de presente. Ao utilizar água feita de rosas no dia a dia, também são apenas coisas boas que acontecem, por exemplo:
1. Alívio de inflamação na garganta
Você pode usá-la para fazer gargarejos e ajudar no tratamento de inflamações de garganta. Ela não serve para todos os tipos de inflamação, então caso utilize e não perceba alívio em até 3 dias, procure um médico.
2. Aroma que ajuda a relaxar
O cheiro das rosas fica ainda mais evidente quando estão em infusão na água. Então, podem servir como tratamento de aromaterapia para aliviar o estresse e ajudar a relaxar após um longo dia de trabalho.
3. Contribui com a regeneração das células da pele
Ao aplicar na pele, as flores vão liberar o seu poder antioxidante. Quer dizer que suas propriedades vão proteger as células do excesso de radicais livres que provocam sua oxidação e envelhecimento precoce.
4. Atua como anti-inflamatório da pele
Assim como faz pela dor de garganta, ela também age sobre a pele irritada, reduzindo os sintomas de processos inflamatórios. Age sobre casos leves de dermatite, acne, eczema e alergia, mas não substitui a consulta ao médico.
5. Faz limpeza de pele
Fazer limpeza de pele toda semana ou a cada quinze dias é importante para desobstruir os poros e evitar o excesso de oleosidade e impurezas. Então, em uma das vezes que fizer a limpeza caseira, pode usar essa água. Mesmo assim, a cada mês, deve passar por uma limpeza profunda aplicada por um dermatologista ou esteticista.
6. Nutre a pele
É uma boa fonte de vitamina C e vitamina A, ajudando a fortalecer o organismo, cicatrizar feridas e melhorar a saúde das células.
Como usar?
Ela pode ser aplicada na pele, em banhos de banheira, escalda-pés ou limpeza facial. Também pode ser inalada para seu efeito de aromaterapia. Para isso você pode borrifá-la no travesseiro antes de ir se deitar ou pode fazer um aromatizador de ambientes.
Existe ainda a possibilidade de ingeri-la, mas para isso é importante ter mais cuidado. Primeiro, consulte seu médico para saber se o seu organismo não corre o risco de ter efeitos colaterais. Depois, é preciso fazer a receita com rosas que não tenham recebido veneno no seu cultivo. A procedência da flor é muito importante para essa finalidade.
Também deverá substituir a água mineral pela água destilada na receita caseira ou ir à farmácia e pedir a para uso culinário.
Como fazer em casa?
Você pode fazer a sua versão em casa e é bem simples. Apenas lembre-se da dica anterior, que deve escolher rosas puras e bem limpas, especialmente se optar por ingerir.
Ingredientes
Pétala de rosa: 1 xícara (chá);
Água destilada: 2 xícaras (chá);
Jarra de vidro grande com tampa: 1 unidade;
Tigela grande de vidro com tampa e resistente ao calor: 1 unidade;
Pano de prato bem limpo: 1 unidade.
Modo de preparo
- Comece aquecendo a água até quase ferver. Desligue;
- Coloque as pétalas dentro da tigela de vidro e depois jogue a água quente por cima. Tampe e deixe em infusão por meia hora;
- Depois, coloque o pano sobre a jarra para servir como peneira. Despeje a água para dentro da jarra e descarte as pétalas. Tampe-a e deixe na geladeira para usar aos poucos.
Preço e onde comprar
Pode ser comprada pronta em grandes mercados, lojas de produtos naturais, cosméticos e farmácias. Você pode comprá-la para uso externo ou culinário. São diferentes na composição, então cuidado para não ingerir a para uso externo. O preço vai variar conforme a marca e o tipo, mas pode ir desde R$5 a R$45, em média.