Estreou recentemente a nova novela da Record, Gênesis, que vai ao ar no horário das 21h.
Cada vez mais a emissora está investindo na qualidade de suas novelas para competir com a sempre líder de audiência, Globo.
Para conseguir esse feito, a Record resolveu investir pesado na produção de Gênesis, muito além do que fez em Os Dez Mandamentos e Jesus. Os números realmente impressionam, veja só.
1. A novela terá 7 fases
A intenção de Gênesis é que os telespectadores não apenas se impressionem com a qualidade da produção em cada uma das cenas, mas que também entendam a história de uma forma encantadora e simples. Por isso, a novela será dividida em 7 fases: Criação, Dilúvio, Torre de Babel, Ur dos Caldeus, Abraão, Jacó e José.
Embora os produtores da novela queiram passar a sensação de o telespectador estar assistindo a uma série, no sentido da filmagem cinematográfica, essas 7 fases serão passadas de uma só vez, e não por temporadas. Serão cerca de 150 capítulos, sem interrupções.
2. Muitos profissionais envolvidos
Para a realização de qualquer novela é necessário contar com uma grande quantidade de profissionais, cada qual responsável por um detalhe importante no resultado que você assiste na televisão. No caso de Gênesis, foram necessárias, até agora, mais de mil pessoas, com cerca de 250 atores e 800 profissionais de diferentes áreas.
3. Infraestrutura de superprodução
Se você não entende por que são necessárias tantas pessoas para produzir uma novela, vai entender agora, ao ver os números de toda a infraestrutura que precisa ser idealizada e construída para cada cena.
- Gravações aconteceram em 4 estados brasileiros e no Marrocos;
- Construção de 66 cenários;
- Construção de 8 cidades cenográficas;
- Construção de 16 estruturas externas;
- Criação de 25 mil peças de figurino.
4. Muitos efeitos especiais
É claro que, para trazer aos telespectadores os diversos acontecimentos que estão no livro de Gênesis, a única forma é trabalhar com a computação gráfica. Os efeitos especiais para a realização de várias cenas da novela foram múltiplos.
“Até o capítulo 11, a gente tem uma quantidade de efeitos especiais absurda: a gente tem a queda de Lúcifer, a gente tem o Éden, a Torre de Babel, a Arca de Noé, então, assim, todos esses cenários envolvem muitas computações gráficas”, disse o diretor Edgard Miranda.
5. Os atores não têm figurino no começo da novela
Se você já assistiu aos primeiros capítulos de Gênesis, deve ter percebido que os personagens estão nus, e seguirão assim até o momento em que Adão e Eva comem a maçã. A ideia é ser fiel ao que está na Bíblia, e por isso, mesmo contando com mais de 25 mil peças de figurino ao longo da novela, nessa primeira fase, que conta a história de Adão e Eva, nada de roupas.
“Nessa hora [depois que comem a maçã], eles se tornam pessoas mundanas e aparece a vergonha e a necessidade de cobrir o corpo. O fato de ter a vergonha faz com que eles peguem a primeira indumentária, que é tramada com folhas e se cubram. Depois, eles ganham uma pele de cordeiro. E, a partir daí, vão se criando as vestimentas desse período, com couro, cipós e peles”, contou Severo Luzardo, figurinista da novela.
6. Figurinos vindos do Marrocos
Preocupados com a qualidade e fidelidade do figurino para cada fase da novela, a produção trouxe diversas peças do Marrocos, que passaram por um processo de envelhecimento e tratamento para que ficassem mais reais, de acordo a como eram usadas na rotina dos personagens bíblicos.
7. A roupa de Lúcifer
Entre os figurinos, um que promete chamar muito a atenção é o de Lúcifer, interpretado pelo ator Igor Rickli. “Foram 12 tentativas até chegar no resultado final. O destaque está no colete bordado em fios de ouro e a cor de 12 pedras preciosas que a gente teve que colocar, pois é uma coisa bíblica. Foram precisos 45 dias para bordar manualmente toda a peça”, disse Severo Luzardo.