Certamente já ouviu dizer que o salmão é rico em ómega 3 e muito benéfico para a saúde, mas será isto totalmente verdade? O salmão que compramos no supermercado pode não ser assim tão benéfico, pois é criado em cativeiro no Chile. Aquele salmão que muito se fala pro ser rico com gorduras boas e benéfico para o colesterol é o salmão selvagem, das águas da América do Norte.
Sabia que apenas 5% do salmão vendido nos Estados Unidos é selvagem? Este sim é muito bom e tem uma cor alaranjada, pois vive em liberdade no alto mar, alimentando-se de camarão e krill. Este peixe e delicioso, caro e muito raro de encontrar nos supermercados.
Mas a maioria deste peixe que é comercializado em todo o mundo e proveniente de aquacultura, dai a sua cor ser bege claro, cinzento ou, no mínimo, um rosa bem pálido. Este peixe mantido em cativeiro é alimentado com aditivos sintéticos derivados de petróleo, por isso, é altamente cancerígeno.
Quando ouve falar em salmão certamente este peixe é apresentado como uma boa fonte de ómega 3, que combate o mau colesterol e traz benefícios para sua saúde. Mas a verdade é que o salmão é um produto perigoso.
Além da sua alimentação, em cativeiro, não ser a mais correta, estes vivem em ambientes com pouca higiene e tomam antibióticos, o que só prejudica ainda mais nossa saúde.
Provavelmente compra salmão frequentemente, porque pensa que este peixe é maravilhoso para sua saúde, mas a verdade é que ele pode provocar doenças graves. O peixe saudável e que deve ser consumido é o peixe fresco.
Em países com uma vasta costa, como é o caso do Brasil, existe peixes que chegam aos supermercados ainda frescos e ótimos para serem consumidos, mas e preciso saber escolher o que colocamos na nossa mesa, para preservar a nossa saúde e a de quem vive em nossa casa.