Muitas pessoas acreditam que a farinha de trigo faz mal, com o preceito de que seus componentes prejudicam o bom funcionamento do organismo. Mas até que ponto esta afirmação é verdade ou apenas um mito?
Trata-se de um pó rico em amido e carboidratos, neste caso, extraído do cereal trigo. Por sua vez, o trigo possui uma proteína chamada glúten e que, para algumas pessoas, pode causar intolerâncias, sensibildiade ou até mesmo uma doença (celíaca).
A farinha de trigo é utilizada como ingrediente base para a fabricação de pães, massas, bolos e tortas, por exemplo.
Afinal, farinha de trigo faz mal?
O consumo em excesso pode causar alguns problemas para saúde, até mesmo para pessoas que não sofram da doença celíaca (incapacidade de digerir esta substância, provocando graves reações alérgicas). Portanto, pode-se considerar que a farinha de trigo faz mal, sim, para algumas pessoas e pode causar desconforto em outras.
Malefícios da farinha de trigo
Lembre-se que, por estar presente em vários tipos de alimento, torna-se mais fácil a ingestão excessiva. E, como cada organismo é diferente, para uns a farinha de trigo faz mal e para outros, pode não apresentar qualquer tipo de risco.
1. Altera as taxas de açúcar no sangue
Por ser rico em carboidratos simples, e estes serem liberados rapidamente na corrente sanguínea, podem acontecer picos de açúcar (alteração do índice glicêmico). Desta forma, o organismo precisará liberar mais insulina, para controlar a glicose. Portanto, para os diabéticos, a farinha de trigo faz mal, neste sentido, pois o organismo não consegue controlar de forma eficaz esse problema.
2. Aumenta a fome (apetite)
Uma vez que acontecem os picos de açúcar, o organismo libera a insulina, para que ela seja capaz de “retirar os excessos” da corrente sanguínea e transportá-los para dentro das células. Essa ação faz com que haja a queta do índice glicêmico. Em consequência, o cérebro envia sinais de que é necessário comer, para repor o açúcar no organismo.
Ou seja, de certa forma a farinha de trigo faz mal, por porvocar uma constante sensação de fome e desejo por alimentos que contenham açúcar. Pois o organismo realiza esse processo tão rápido, que acredita ser necessário compensar.
3. Gera problemas inflamatórios
O acúmulo de glicose no sangue, mais uma vez justificando que a farinha de trigo faz mal, irá causar outro problema: a glicação. Este é um processo inflamatório ocorrido a partir da união das proteínas com a glicose na corrente sanguínea. Potencializa-se assim, processos inflamatórios no organismo.
4. Corrobora para a compulsão por comida
Ainda relacionado ao fato de que a farinha de trigo faz mal, com os dois tópicos acima citados, está a compulsão alimentar. Além disso, também possui uma substância chamada gliadina, que por sua vez atua gerando uma sensação de bem estar ao comer alimentos com esse produto. Esse efeito estimulante pode gerar transtornos e causar aumento de peso.
5. Eleva os índices de colesterol ruim
Mais uma vez relacionado à liberação da insulina e aumento de acúmulo de gordura no organismo, pode-se dizer que a farinha de trigo faz mal, pois em consequência, aumenta as taxas de colesterol ruim ou LDL. Esse aumento agrava os riscos de doenças cardiovasculares.
6. Desequilibra o pH
O nível de pH ideal para o corpo é de 7,4, ou seja, ligeiramente alcalino, para que funcione adequadamente. Entretanto a ingestão de alguns tipos de grãos (como o trigo) pode colaborar para que o organismo torne-se mais ácido. Por isso considera-se que a farinha de trigo faz mal, no sentido que, para regular o pH do organismo, o corpo irá retirar o cálcio presente nos ossos, para esse processo de alcalinização.
7. Prejudica ossos, dentes e unhas
Uma vez que o cálcio é retirado para realizar o equilíbrio do pH do organismo, eleva-se os riscos de desenvolver doenças como osteoporose, assim como fragiliza dentes (que se tornam opacos e com manchas) e unhas (que se tornam quebradiças e fracas).
Vale ressaltar ainda, que a farinha de trigo faz mal, pois ela possui fitato, substância essa capaz de ingluenciar (negativamente) na absorção de mineirais como é o caso já citado do cálcio, e também do zinco, ferro e magnésio.
Como substituir
Agora que você já sabe os motivos pelo qual a farinha de trigo faz mal para o organismo, pode começar a pensar em substituí-la por outros tipos de farinha, como por exemplo:
- Farinha de Amêndoa;
- Farinha de Arroz;
- Farinha de Aveia;
- Farinha de Chia;
- Farinha de Linhaça;
- Farinha de Quinôa;
- Farinha de Grão-de-Bico;
- Farinha de Berinjela.
Existem muitas opções, basta encontrar uma que se adeque ao seu gosto e bolso e começar a experimentar na cozinha!