Muitas pessoas não gostam de comer a berinjela na sua forma in natura, simplesmente por não apreciarem a textura e o sabor. Mas, e se for para adicionar a farinha de berinjela nas receitas do dia a dia, será que fica melhor? Certamente, não vai precisar sentir o sabor do vegetal e ainda vai poder usufruir dos seus benefícios nutricionais. Veja quais são.
Benefícios
Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Nutrição Josué de Castro e pela Faculdade de Medicina da UFRJ, mostrou que a farinha obtida através da moagem da berinjela traz benefícios para quem deseja ou necessita perder peso.
Em declaração, Glorimar Rosa, a coordenadora da pesquisa, afirmou que ainda estão fazendo muitas análises químicas nessa farinha, mas que já foi dosado o teor de fibras e que ele é muito mais alto do que o esperado.
A coordenadora do projeto de pesquisa e professora adjunta de Nutrição Clínica do Instituto, disse que acredita que, como as fibras promovem maior tempo de saciedade e melhoram o funcionamento intestinal, podem auxiliar na perda de peso.
O cronograma dessa pesquisa foi realizado em dois meses, com um estudo piloto, com mulheres obesas de idade compreendida entre 44 e 55 anos. Elas foram divididas em dois grupos: um grupo acrescentou 14 gramas dessa farinha por dia na dieta de baixo teor calórico, e o outro grupo manteve a dieta sem esse suplemento.
Foi constatado que no grupo de mulheres que estava utilizando a farinha houve uma redução do excesso de gordura no abdômen e também na concentração de ácido úrico no sangue, inclusive foi diagnosticado uma variação positiva na redução da concentração de triglicerídeos, colesterol total, LDL-colesterol e VLDL-colesterol dessas pessoas.
A conclusão é que essa farinha, aliada a uma dieta controlada, é um complemento para a redução do efeito de alguns fatores de risco cardiovasculares.
Mesmo com todos esses benefícios, vale ressaltar que não existe uma fórmula mágica, esses alimentos funcionais potencializam a ação de uma dieta, mas para obter os resultados esperados é muito importante manter uma alimentação saudável e realizar frequentemente atividades físicas.
Veja também: receitas de lasanha de berinjela
Como fazerem casa
Agora que já sabe que ela é uma boa aliada para conquistar um estilo de vida mais saudável, veja como é simples preparar a sua. Só precisa pegar uma berinjela, cortar em pequenos pedaços, colocar em uma forma e levar ao forno baixo para desidratar durante algumas horas.
Quanto a berinjela estiver tostadinha e seca, retire, deixe esfriar e bata no liquidificador. Armazene a farinha em um pote de vidro bem fechado.
Receitas com a farinha
Com a sua farinha caseira é possível preparar diferentes receitas funcionais para incluir no cardápio da família. Não precisa estar querendo emagrecer para comer esse alimento saudável.
Pão caseiro
A primeira receita é de um pão sugerido pelo Aqui na Cozinha, que fica muit apetitoso e saudável.
Ingredientes
Ovo: 6 unidades;
Farinha de berinjela: 1 xícara;
Gergelim integral triturado: 1 xícara;
Parmesão ralado: 50 gramas;
Sal: ½ colher (chá);
Água: ⅓ de xícara;
Fermento químico: 1 colher (sopa);
Gergelim: para polvilhar.
Agora que já tomou nota dos ingredientes, confira no vídeo o passo a passo detalhado de como fazer esse pão fofinho e low carb.
Bolo com banana no micro-ondas
Para quando chegar a hora do lanche e bater a vontade de comer bolo, essa sugestão do Dicas da Jo é muito boa, pode comer sem culpa. Confira no vídeo quais são os ingredientes necessários e também o passo a passo para fazer o seu:
Patê low carb
Esse patê sugerido pelo site Low Carb é uma ótima opção para servir junto com o seu pão caseiro.
Ingredientes
Farinha de berinjela: 2 colheres (sopa);
Maionese low carb: 4 colheres (sopa);
Cebola: ½ unidade;
Salsinha e cebolinha: a gosto;
Sal e pimenta: a gosto.
Modo de preparo
- Comece picando a cebola;
- Em seguida misture a farinha de berinjela e a maionese low carb;
- Coloque a pimenta, salsa e cebolinha picadas;
- Misture bastante e coloque um pouco de sal até chegar ao seu gosto. Conserve na geladeira.