Mesmo as pessoas famosas, que você pode julgar terem mais condições de se manterem protegidas contra a infecção do coronavírus, não estão imunes ao contágio. Os casos de famosos com coronavírus estão aumentando, e devem servir como oportunidade de aprender a se cuidar melhor, de acordo com as experiências que eles próprios estão contando.
Por serem pessoas públicas, têm uma grande visibilidade nacional, e podem ajudar a promover informações sobre cuidados e sobre como foi ou está sendo a experiência de estar com a covid-2019. Veja quem são os famosos com coronavírus.
Fernanda Paes Leme, Preta Gil e Gabriela Pugliesi
A atriz global Fernanda Paes Leme, a cantora Preta Gil e a influencer Gabriela Pugliesi contraíram o coronavírus no mesmo dia, ao estarem em um casamento da irmã de Gabriela que aconteceu no dia 7 de março. Depois que um dos convidados foi diagnosticado, essas famosas também fizeram os testes, que deram positivo.
Então, elas estão em casa em isolamento para evitarem a transmissão da doença a outras pessoas e para se tratarem, mas sem complicações. Elas relataram terem sentido sintomas comuns de gripe e resfriado, como mal estar, corpo febril e tosse leve.
Tom Hanks e Rita Wilson
https://www.instagram.com/p/B9qCDmEnvc8/?utm_source=ig_embed
O ator Tom Hanks, de 63 anos, e sua esposa, Rita Wilson, com a mesma idade, também tiveram diagnóstico positivo para covid-19, anunciado no dia 11/03, e ficaram em isolamento em um hospital na Austrália, do qual receberam alta depois de quase uma semana. Tom estava na Austrália para filmar uma biografia a Elvis Presley, enquanto sua esposa, que é cantora, estava fazendo shows. Eles também não tiveram complicações por conta da doença, tanto que não demorou para que estivessem livres do isolamento.
Di Ferrero
O cantor Di Ferrero anunciou em suas redes sociais, no dia 12/03, que teria de cancelar os próximos shows porque havia sido diagnosticado com coronavírus e precisaria, a partir de então, ficar isolado. Ele disse estar bem, que teve sintomas de uma gripe, como febre, e com um pouco de falta de ar, mas que está se cuidando.
Idris Elba
This morning I tested positive for Covid 19. I feel ok, I have no symptoms so far but have been isolated since I found out about my possible exposure to the virus. Stay home people and be pragmatic. I will keep you updated on how I’m doing 👊🏾👊🏾 No panic. pic.twitter.com/Lg7HVMZglZ
— Idris Elba (@idriselba) March 16, 2020
O ator de Velozes e Furiosos e Thor, Idris Elba, também foi contaminado pelo coronavírus. Na manhã do dia 16 de março ele fez um vídeo para os seus seguidores dizendo não havia tido sintomas até o momento, mas que já estava em isolamento e resolveu fazer o teste porque acreditava ter sido exposto.
Cuidados a tomar para prevenir covid-19
Todos os famosos com coronavírus diagnosticados até agora que relataram sintomas, tiveram-nos bem semelhantes. Eles disseram sentir como se estivessem com uma gripe comum, não muito forte, mas com um pouco de febre, mal estar, dor de cabeça e tosse leve.
Então, basta que tenha estes sintomas para ficar alerta. Não quer dizer que vai estar mesmo com a doença, porém, se o quadro de febre não baixar e começar a sentir falta de ar, é essencial ir ao hospital imediatamente.
Os médicos alertam que a falta de ar é o sintoma principal, e que quanto antes for feito o diagnóstico, antes ocorrerá a cura, em especial nas pessoas mais jovens e mais fortes.
Em todo caso, a palavra de ordem agora é a quarentena. No dia 12 de março de 2020 o Ministério da Saúde publicou a portaria nº356/2020 que traz a regulamentação das medidas a serem tomadas para o enfrentamento da pandemia de coronavírus, e entre elas está a recomendação de que todos que puderem, fiquem em casa o máximo de tempo possível.
Além desse cuidado, que nem todos têm condições de tomar porque precisam sair para trabalhar, é essencial se cuidar de outras formas:
- Mantenha a casa limpa e desinfetada com os produtos de costume, como água sanitária, desinfetantes, álcool 70% e vinagre;
- Mantenha desinfetados objetos de uso frequente, como celulares, brinquedos, bancadas, maçanetas e corrimões;
- Lave o rosto, em especial as narinas, sempre que chegar em casa e algumas vezes ao dia caso trabalhe fora;
- Em seguida, lave muito bem as mãos com água e sabonete, secando com toalha de papel;
- Não compartilhe objetos de uso pessoal, como copos, talheres e toalhas;
- Evite ficar em locais fechados e com muitas pessoas;
- Mantenha a casa e o local de trabalho bem ventilados;
- Não cumprimente as pessoas com as mãos ou dando beijinhos;
- Não deixe que as pessoas cheguem perto para pegar ou beijar as crianças pequenas;
- Mantenha os idosos em casa;
- Não precisa usar máscara de proteção se não estiver doente. Ela serve para evitar que os doentes transmitam o vírus às outras pessoas e também para uso dos profissionais de saúde.