Menu

Famosos brasileiros dos anos 90 que perderam tudo

Quem acompanhava os programas de televisão nos anos 90 vai se lembrar desses artistas que desapareceram das telinhas

Crédito: Reprodução

Publicidade

Se você pensa que a vida de famoso é só glamour, ledo engano. Para muitos famosos, não é fácil lidar com a fama e com o dinheiro que recebem. Muitos acabam gastando em excesso, fazendo maus investimentos, confiando nas pessoas erradas ou se envolvendo em problemas com drogas, e botam tudo a perder. Veja alguns exemplos.

Pepê e Neném

Crédito: Reprodução

Lembra das irmãs gêmeas Pepê e Neném, que fizeram muito sucesso cantando na televisão nos anos 90? A carreira delas estava indo muito bem até que, segundo a dupla, sofreram um golpe de um ex-produtor que roubou tudo o que elas tinham, inclusive sua credibilidade, pois agendou shows que não foram realizados. Em 2014, a dupla participou do reality show ‘A Fazenda 7’, mas até hoje elas não conseguiu retomar a carreira e voltou para longe dos holofotes.

Rafael Ilha

Crédito: Reprodução

Nos anos 90, o Grupo Polegar fez um enorme sucesso, sempre presente nos programas mais importantes da tv brasileira. O grupo formado por adolescentes foi montado em 1989, e estava indo muito bem até 1993, quando o vocalista e guitarrista Rafael Ilha decidiu deixar a banda e passou a se envolver com drogas.

Dali em diante foi só decadência. Rafael foi preso mais de 8 vezes, ficou 15 anos internado, teve 9 overdoses e chegou a viver na rua. Atualmente ele voltou a aparecer em alguns programas de tv, dizendo estar recuperado da fase obscura em que perdeu tudo, e até escreveu um livro sobre a sua história.

Publicidade

Marcos Winter

Crédito: Reprodução

Se você assistiu à primeira versão da novela Pantanal, que foi exibida na TV Manchete, em 1990, vai se lembrar do personagem Juventino, vivido pelo ator Marcos Winter, que fez o maior sucesso ao lado de Juma, personagem da atriz Cristiana Oliveira.

Depois de Pantanal, Marcos foi para a Globo e continuou uma carreira de sucesso fazendo novelas como Irmãos Coragem e Fera Ferida. Tudo ia bem até meados de 2010, quando o ator ficou desempregado.

Pela falta de dinheiro, as dívidas começaram a acumular, e Marcos precisou vender tudo o que tinha. Atualmente ele voltou para a televisão e parece ter recuperado o que perdeu fazendo novelas na Record.

Edson Café

Crédito: Reprodução

Lembra do sucesso estrondoso que fez o Grupo Raça Negra no Brasil? Nos anos 90 eles estavam em todos os programas de tv e chegaram a entrar no Guinnes Book por causa da música Tarde Demais que foi a mais tocada nas rádios em um único dia. Um dos integrantes do grupo era Edson Café, que tocava percussão e violão.

Publicidade

Porém, todo o sucesso da banda também trouxe muito estresse na vida dos integrantes. Foi pela rotina turbulenta que Edson Café sofreu um AVC aos 38 anos, e ficou com problemas de locomoção em um dos braços. Com isso, Edson não foi mais aceito no grupo e sua vida tomou outro rumo.

O homem, que recebia altos cachês por show, não aguentou a pressão pela falta de trabalho e a rejeição do grupo Raça Negra, e se entregou às drogas. Edson passou a viver nas ruas como coletor de materiais recicláveis.

Asa Branca

Crédito: Reprodução

Asa Branca é o nome artístico do homem que foi o maior locutor de rodeios do Brasil. Ele ficou ainda mais famoso depois de ter participado das novelas Mulheres de Areia e O Rei do Gado. No auge da sua fama, o locutor chegava a faturar R$ 300 mil por mês.

Publicidade

Não sabendo lidar com tanto sucesso e dinheiro, Asa Branca acabou seguindo pelo caminho errado. O abuso de drogas trouxe vários problemas de saúde e fez com que ele deixasse de comparecer aos compromissos. Asa Branca vivia na ostentação e se esqueceu do profissional que era quando começou a carreira.

No final da década de 90, Asa Branca já estava bem doente, pois tinha contraído AIDS, e sua carreira foi por água abaixo devido aos contratos cancelados. O homem, que chegou a ter 2 mil cabeças de gado, carros de luxo e até avião, perdeu tudo e passou a viver uma vida muito simples e a morar em uma casa alugada.

Maurício Mattar

Crédito: Reprodução

Se você assistia às novelas da Globo nos anos 90, com certeza se lembra de vários papéis interpretados pelo ator Maurício Mattar, que esteve em novelas como Rainha da Sucata, Pedra Sobre Pedra e A Viagem. O sucesso do ator estava grande naquela época, inclusive porque também era cantor e se apresentava nos principais programas de televisão.

Publicidade

Porém, chegou a um ponto em que Maurício começou a ter problemas financeiros e acumular dívidas. Em 2007, sua ex-mulher o processou por falta de pagamento de pensão alimentícia e ele chegou a morar de favor na casa de outra ex-mulher.

Mais tarde veio a decisão de se demitir da Globo para investir só na carreira musical, o que foi um erro, pois a carreira não deslanchou. Ao voltar para a tv, Maurício foi contratado pela Record, mas também não fez sucesso, e sua carreira nunca mais foi a mesma.

Dedé Santana

Crédito: Reprodução

Os Trapalhões foram sucesso entre adultos e crianças nos anos 90. O grupo foi fundado por Didi e Dedé, e deu muito certo. Eles fizeram vários programas de tv, filmes e shows pelo Brasil, o que rendeu muito dinheiro a todos os integrantes.

Publicidade

No caso de Dedé, a fama subiu à cabeça, e a ostentação virou rotina. Ele chegou a ter 8 carros na garagem e gastava seu dinheiro sem pensar, com tudo o que queria.

Como o passar do tempo os trabalhos foram diminuindo e Dedé foi acumulando dívidas. Vendeu sua casa, os carros e precisou de dinheiro emprestado para não falir. Depois disso, apesar de tentar manter alguns trabalhos, a carreira de Dedé nunca mais foi a mesma.

Joana Fomm

Crédito: Reprodução

A atriz Joana Fomm estava nas principais novelas da Globo desde os anos 70. Nas décadas de 80 e 90, alguns dos seus papéis mais marcantes foram em Cambalacho, Roda de Fogo, Tieta, Vamp, Fera Ferida e Explode Coração.

Publicidade

Porém, chegou um momento em que o contrato da atriz com a Globo não foi renovado, e esse foi o motivo por ela ter começado a ter problemas financeiros. Nesse caso, não foi culpa da atriz, mas sim do desemprego mesmo. Ela chegou a pedir trabalho por meio de uma publicação no Facebook, precisou vender sua casa, carros e pegar empréstimos.

Mas, essa fase da vida de Joana Fomm ficou para trás, pois com aquela publicação no Facebook ela conseguiu voltar a fazer vários trabalhos na tv e no cinema, até antes da pandemia.

Sair da versão mobile