Quando a sua cozinha é limpinha e você cuida para manter tudo em ordem, também está contribuindo para a boa saúde de todos que vivem na casa. Claro que nem sempre dá pra manter o controle, pois outras pessoas usam o ambiente, cada um ao seu modo. Mas, quando você sabe no que precisa ficar de olho, fica mais fácil manter longe os fungos e bactérias causadores de doenças.
Mantenha a geladeira na temperatura ideal
Para evitar que os alimentos estraguem mais rápido, a sua geladeira precisa estar na temperatura correta, que é de 1 a 10 graus. Se a sua geladeira está sempre muito cheia, prefira uma temperatura mais baixa, de uns 3 graus, para garantir que todos os alimentos fiquem bem refrigerados.
Veja também: Geladeira suando é normal?
Mantenha a geladeira limpa
Uma vez por semana ou a cada quinze dias é bom retirar tudo de dentro da geladeira e fazer uma faxina, pois os restos de comida derramados nesse ambiente úmido podem criar colônias de fungos e bactérias.
Aproveite para verificar a validade dos alimentos e jogar fora as comidas prontas que não foram consumidas há mais de 3 dias. Assim você evita que algum descuidado coma algo que está começando a estragar e tenha uma intoxicação alimentar.
Limpe todas as prateleiras, gavetas, a porta e as paredes internas usando uma esponja umedecida com água e detergente.
Veja também: Misturas caseiras para limpar geladeira
Use panos de prato limpos e papal-toalha
O papel-toalha é uma ótima solução para manter as bancadas, o fogão, a mesa e o chão limpos quando são derramados líquidos e farelos. Você também pode fazer lenços umedecidos caseiros para limpeza. Se preferir usar os panos de prato, troque-os por limpos sempre que começarem a ficar úmidos, pois eles ficam cheios de bactérias e fungos na umidade.
Mantenha as tábuas de corte bem limpas
Essa dica é mais importante para as tábuas de plástico e de madeira que aderem mais aos alimentos colocados sobre elas. No quesito higiene, as de vidro são as melhores.
Lembre-se também de ter uma tábua só para as carnes e outra só para os vegetais. Essa dica é importante para prevenir infecções por salmonella, por exemplo, que é a bactéria presente na carne de frango.
Se você cortar um frango com salmonella em uma tábua e depois cortar vegetais para comer crus na mesma tábua, vai se infectar, pois a salmonella só morre com altas temperaturas do fogão ou do forno.
Veja também: Como limpar tábua de corte corretamente
Cuidado com as panelas antiaderentes
Apesar de trazerem muita praticidade no preparo dos alimentos, as panelas antiaderentes contêm alguns compostos químicos que são tóxicos ao serem aquecidos em altas temperaturas.
Na hora de cozinhar com a panela antiaderente, não a deixe preaquecendo antes de colocar o alimento dentro, evite usar o fogo alto e evite deixar a panela no fogo por mais tempo do que o necessário.
Mantenha a cozinha ventilada
Mesmo que você tenha uma boa coifa, que elimina todo o vapor produzido no preparo dos alimentos, é importante manter alguma porta ou janela aberta ao longo do dia.
A cozinha é um ambiente propício ao surgimento de colônias de fungos e bactérias por causa dos alimentos e da umidade.
Se tiver fogão à lenha essa dica é importante porque a fumaça gerada pela madeira queimada pode causar infecções respiratórias a longo prazo.