Muitas pessoas têm o hábito de remover a casca e as sementes das frutas na hora de comê-las. Mas a verdade é que, na maioria das vezes, essas partes podem e devem ser consumidas porque também são riquíssimas em nutrientes bons para a saúde. Com algumas sementes são até feitos extratos concentrados, como é o caso do extrato de semente de uva. Veja como ele funciona, seus benefícios e cuidados a ter antes de começar a consumir.
Veja também: benefícios e como plantar sementes de uva
Benefícios
O extrato de semente de uva é produzido de forma industrial em um processo que extrai um líquido altamente concentrado das sementes, rico em antioxidantes e outros componentes que atuam em benefício da saúde.
Ele pode ser usado para aplicar na pele ou para ingerir, dependendo do que se deseja tratar. Veja alguns dos problemas de saúde que o extrato ajuda a tratar e a prevenir:
Ação antioxidante
Como o extrato é um poderoso concentrado de antioxidantes da fruta e da semente, ele é muito útil para atuar na prevenção de doenças que começam nas células, como o câncer. Também ajuda a preservar a saúde das células para prevenir esse tipo de doença e outras situações como o envelhecimento precoce da pele.
Entretanto, somente o consumo desse extrato não garante que uma pessoa esteja livre dessas doenças e do efeito natural da idade, por isso, é essencial manter outros cuidados por meio de um estilo de vida saudável.
Atua na cicatrização de feridas
Quando tiver um machucado mais superficial na pele, o extrato em forma líquida aplicado sobre o ferimento limpo vai ajudar a acelerar o processo de cicatrização.
Melhora da resistência óssea
Pessoas que sofrem com doenças nos ossos, como a osteoporose, ou apenas se sentem mais fracas por causa da saúde óssea, podem conversar com o médico sobre a possibilidade de incluir esse extrato no tratamento que ele irá recomendar. Ele tem efeito benéfico sobre a formação dos ossos, ajudando na sua reestruturação.
Prevenção do declínio cognitivo
As proantocianidinas compõem uma grande proporção do extrato de semente de uva. Elas são compostos fenólicos que ajudam a prevenir déficit cognitivo, atuando como protetoras dos neurônios, o que pode ser uma boa ajuda na manutenção da saúde mental de idosos.
Controle da pressão alta e da saúde cardíaca
Mais uma vez os antioxidantes das sementes atuam em benefício do corpo, agora, com relação a todo o sistema circulatório. A pressão alta é apenas um exemplo do que pode ser mantido sob controle com o uso desse extrato na forma prescrita pelo médico.
Além da pressão, o extrato também ajuda a reduzir o colesterol alto e a prevenir problemas decorrentes desses, como aterosclerose, derrame e infarto. tudo porque a uva escura (roxa) e o seu extrato são ricos em uma substância chamada resveratrol, essencial para as funções cardíacas saudáveis.
Cuidados a ter
Antes de optar por comprar um frasco de extrato de semente de uva, converse com seu médico ou nutricionista. Cada organismo é único e pode necessitar de quantidades diferentes desse suplemento. Além disso, nem todas as pessoas podem usar o extrato por causa de determinadas condições de saúde ou uso de certos medicamentos.
Então, o profissional irá orientar se é melhor você consumir o extrato em forma líquida, comprimidos ou cápsulas, bem como irá dizer qual é a quantidade ideal por dia e em que momentos do dia deve consumir. Se perceber qualquer reação adversa, o mesmo médico deve ser procurado.