A Bíblia é uma fonte imensa de sabedoria e guarda segredos inimagináveis. Um de seus tesouros escondidos é a receita de um medicamento natural capaz de tratar 15 doenças. Parece bom demais para ser verdade, mas, se for considerar os testemunhos populares, eles asseguram que essa receita é eficaz. Trata-se do extrato de folha de oliveira. Saiba mais sobre essa planta e os benefícios de usar as folhas.
Veja também: benefícios e como fazer chá de folhas de louro
Benefícios para a saúde
A oliveira é a árvore das azeitonas, das quais se extrai o azeite de oliva. O nome científico dessa planta é Olea europaea, considerada uma das mais antigas do mundo. Na antiguidade as azeitonas eram utilizadas como um ingrediente mágico na cura de várias enfermidades.
Hoje em dia se sabe que a razão para os efeitos poderosos desse ingrediente se esconde nas folhas. O extrato de folha de oliveira é um elixir poderoso que concentra grandes benefícios. Seu maior trunfo é a proteção do sistema cardiovascular, mas há outras vantagens em usar o chá e o extrato.
Ajuda na digestão
Esse chazinho antes do almoço vai ajudar na digestão dos alimentos. Ele é especialmente útil para quem sofre com problemas como azia, gastrite, úlcera péptica ou colite, porque ele acalma as desordens que causam irritação e inflamação.
Contribui com o emagrecimento
Quem está determinado a eliminar alguns quilos sabe que o caminho eficaz é ir ao nutricionista, começar a praticar uma alimentação saudável e equilibrada e praticar atividade física. Mas outros truques naturais podem ser adicionados na rotina, como o uso do chá dessas folhas, para contribuir com a eliminação do peso na forma de líquido retido, pois é um chá diurético.
Atua no controle do diabetes
Pessoas que sofrem com o excesso de glicose na corrente sanguínea podem ter no chá de oliveira um grande aliado. As folhas têm propriedades que contribuem com a redução das taxas de glicose, junto de um estilo de vida saudável.
Age no controle da pressão alta
O extrato das folhas de oliveira tem a capacidade de reduzir a pressão alta e o colesterol alto com o uso equilibrado e contínuo, combinado com um estilo de vida saudável. Nesse caso, o uso do estrato em cápsulas pode ser uma boa opção, desde que tenha orientação médica durante o tratamento.
Como fazer e usar o extrato
Veja como é simples fazer um extrato das folhas para consumir quando precisar tratar algum dos problemas relacionados.
Ingredientes
Folhas de oliveira frescas: 100 a 150 gramas;
Água: 1 litro;
Bicarbonato de sódio: 1 colher (chá).
Modo de preparo
- Lave as folhas com cuidado. Coloque-as para descansar em uma vasilha com o bicarbonato de sódio diluído em água por dois minutos;
- Enxágue com água corrente. Leve as folhas para ferver em água. Quando a água entrar em ebulição, reduza o fogo e deixe cozinhar por 15 minutos;
- Coe e reparta o líquido por garrafas de vidro. Coloque na geladeira para conservar;
- Tome uma colher desse extrato precioso 3 vezes ao dia, com as principais refeições. Se, porventura, achar o sabor demasiado forte, pode diluir em mais um pouco de água.
Como fazer e como tomar o chá
A receita do chá de folha de oliveira é ainda mais simples do que a receita do extrato. Só precisa seguir os passos:
- Misture 3 colheres de sopa de folhas de oliveira picadas em 1 litro de água acabada de ferver;
- Desligue o fogo, tampe o recipiente e deixe o chá em infusão durante alguns minutos;
- Depois coe e beba quando estiver morno ou frio, em 4 doses ao longo do dia.
Se a ideia for tomar o chá para efeito diurético, enquanto pratica outros cuidados para emagrecer, pode tomar o chá menos vezes ao dia por um período mais prolongado, de até 3 meses. Se sentir qualquer alteração no organismo, suspenda o uso. É importante que o seu nutricionista saiba e aprove o uso do chá para ajudar a emagrecer.
As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. Para obter os resultados esperados deve combinar o uso da planta com um estilo de vida saudável.