Ucrânia
Crédito: Freepik

Rússia x Ucrânia: como explicar a guerra atual às crianças?

Se tiverem curiosidade, aproveite para alimentá-las com conhecimento, sem ser tendencioso

Publicidade

Como disse o filósofo francês Jean-Paul Sartre, “Quando os ricos fazem a guerra, são sempre os pobres que morrem”. Então, antes de pensar em como explicar os conflitos atuais da Ucrânia às crianças, lembre-se que a mente delas está pura e não merece ser alimentada com explicações falsas.

Se você não tem real conhecimento da história por trás do conflito, não diga o que não sabe, não tome partido. Para a criança, diga apenas o que ela precisa e tem capacidade de compreender: que nenhuma guerra deveria acontecer.

As palavras usadas para explicar a guerra às crianças devem ser simples e sensatas. Vamos a mais uma citação que merece a sua reflexão para que, depois, traduza aos pequenos.

José Saramago disse: “Resulta muito mais fácil educar os povos para a guerra do que para a paz. Para educar no espírito bélico, basta apelar aos mais baixos instintos. Educar para a paz implica ensinar a reconhecer o outro, a escutar os seus argumentos, a entender as suas limitações, a negociar com ele, a chegar a acordos. Essa dificuldade explica que os pacifistas nunca contem com a força suficiente para ganhar… as guerras.”

Publicidade

Vamos lá

Se o seu filho tiver idade para entender superficialmente a situação, pode apenas explicar que, tanto os Estados Unidos quanto a Rússia, têm interesses políticos e financeiros sobre a Ucrânia.

Para saber mais especificamente, sugerimos que leia este outro artigo sobre a guerra entre Rússia, Ucrânia e Estados Unidos.

Aproveite e chame seu filho para vocês estudarem juntos este tema, entrando mais a fundo em questões que antecedem este conflito, como sobre a permanência da OTAN e a causa dos separatistas ucranianos. Mostre vídeos didáticos no YouTube, tenha um mapa ou um globo terrestre para mostrar onde ficam os países.

Agora, se o seu filho ainda não tiver capacidade de entender explicações detalhadas, e também para transmitir a ele uma mensagem mais leve junto com os estudos mais específicos, explique apenas o que vai ajudá-lo a perceber que guerras não são justas.

Publicidade

Guerras acontecem para que determinados países tenham mais poder do que outros. Mas não deveria ser assim, pois somos todos da mesma raça e devemos respeitar nossas diferenças.

Guerras acontecem para tirar a paz e a vida, para separar famílias, para trazer tristeza à maioria das pessoas, que são os pobres (nesse caso, inclusive as classes C e B). Quem vai para a guerra não são as pessoas que mandam a guerra acontecer.

Por fim, diga uma sábia citação de Erich Hartmann: “A guerra é um lugar onde jovens que não se conhecem e não se odeiam, se matam entre si, por decisão de velhos que se conhecem e se odeiam, mas não se matam”. Seu filho vai entender o necessário: que guerras não fazem sentido.

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM