É normal que qualquer pessoa fique ansiosa, tenha medo ou raiva em alguns dias. Mas se isso for frequente, é importante tentar compreender e controlar esses sinais. Para isso, confira 5 exercícios respiratórios para controlar emoções e experimente em sua casa ou no trabalho.
5 Exercícios respiratórios para relaxamento
Ao controlar a respiração, sua mente se fixa no presente e a ansiedade é reduzida ou até mesmo finalizada. Aprenda então esses 5 exercícios respiratórios para controlar as emoções e tente fazer quando for necessário.
1. Quadrado
Esse exercício consiste na realização de 4 etapas alternadas entre pausas. Ele começa com uma inspiração contando até três, segurando o ar por mais 3 segundos e novamente expirando pelo mesmo tempo. Deixe o pulmão vazio por, novamente, 3 segundos e repita o processo. Vale lembrar que você pode por 2 segundos para cada processo ou outra quantidade de tempo que te agrade.
2. Respiração alongada
Você irá repetir o mesmo procedimento do exercício do quadrado, mas alterando o tempo de expiração. Para isso, use o dobro de segundos para expirar, não necessitando de pausas entre as etapas. Ou seja, respira 123, expira 123456. Faça o teste agora.
3. Focalização pelas narinas
Você irá canalizar o ar por apenas uma das narinas, tampando a outra com o dedo. Vá alternando cada uma das narinas na hora de inspirar e expirar. Ou seja, inspire apenas com a narina direita por 3 segundos, com o indicador tapando a narina esquerda. Depois disso, expirar pela narina esquerda e, com ela, inspirar por mais 3 segundos e expirar pela direita. Repita o processo, alternando as narinas.
4. Contração do diafragma
Bote uma mão sobre o abdômen e a outra sobre o peito, mantendo os ombros eretos e respirando de maneira profunda. Faça isso lentamente, enquanto você foca em sua barriga, expirando pela boca. Repita o processo até 10 vezes por minuto.
5. Exercício dos 7
Antes de tudo, esvazie o pulmão de ar até onde conseguir e depois, inspire, segurando o ar por 7 segundos. Agora, expire e, em seguida inspire por 4 segundos. Feita essa inspiração, segure o ar por 3 segundos e expire contando mentalmente até 7. Repita esse procedimento por 3 vezes.
Claro que essas são soluções paliativas, para te ajudar na hora do aperto. Mas é fundamental que consiga entender de onde vêm essas emoções e trate isso. Converse com alguém de confiança ou procure um psicólogo qualificado para encontrar novos caminhos.