Fazer exercícios físico é recomendado para pessoas que têm varizes, pois é necessário fazer a circulação do sangue fluir dos pés ao coração. Mas, não são todos os tipos de exercícios que se deve fazer. Alguns tipos acabam prejudicando ainda mais o fluxo de sangue, como os exercícios de peso.
Então, veja quais são os exercícios que ajudam a evitar que as varizes evoluam, sempre junto com o tratamento médico e dentro das limitações físicas de cada pessoa, de acordo com as orientações do Dr. Augusto Sampaio, do Europe Vein Center.
1. Caminhada
De acordo com o médico, a caminhada é o primeiro e mais importante exercício dentro das atividades físicas para prevenir e melhorar as varizes.
Para esse exercício, é importante usar um calçado bem confortável, como um tênis apropriado para caminhada.
A caminhada ideal deve ser feita numa distância total de 5 quilômetros, durante 50 minutos e 5 vezes por semana para obter resultados satisfatórios em pouco tempo.
2. Exercício vertical com cadeira
Esse exercício é bem simples e pode ser feito em casa ou no trabalho. Você fica de pé, com um calçado confortável, e virado de frente para uma cadeira que vai usar como apoio para as mãos, mantendo o equilíbrio.
Então, com os pés ligeiramente afastados, levante-os, ficando apenas com a parte dos dedos no chão, e elevando os calcanhares para o alto, como se quisesse ver algo que está acima da sua vista. Depois faça o contrário: levante a parte da frente do pé, deixando os calcanhares no chão.
Esse exercício vai ajudar a fortalecer a musculatura da parte da frente e de trás das pernas, aumenta a amplitude de movimento dos tornozelos, reduz o inchaço, previne a trombose e alivia as dores tão comuns no final de tarde.
3. Exercício vertical no degrau da escada
Se não tiver um degrau de escada, pode usar um banquinho ou uma mesinha baixa para apoiar um dos pés, enquanto o outro permanece no chão.
Coloque a metade da frente da planta do pé sobre o degrau, e leve o corpo para a frente, fazendo peso sobre o pé. Faça com os dois pés, alternadamente.
Em seguida, suba com os dois pés no degrau, mesinha ou banquinho, coloque um dos pés com ponta para fora, e aponte-o para baixo, para esticar a parte do peito do pé. Faça com os dois pés, alternadamente. Esses exercícios oferecem os mesmos benefícios do exercício anterior.
4. Exercício deitado com as pernas retas
Os mesmos tipos de movimentos que você fizer para os exercícios anteriores, vai fazer neste, movimentando o pé para frente e para trás. Só que agora, vai fazer deitado, em uma posição confortável, elevando ligeiramente a perna. Faça com uma perna de cada vez. Faça algumas repetições com cada perna, até se cansar.
5. Exercício deitado com a perna dobrada
Ainda na posição deitada, dobre uma das pernas e eleve a outra perna, esticada, até se alinhar com o joelho da perna que está dobrada. Enquanto faz essa elevação, movimente o pé para cima (ao subir) e para baixo (ao descer).
Depois de fazer algumas repetições, faça com a outra perna. Esse exercício faz com que as veias dos músculos “gêmeos” das pernas sejam totalmente esvaziadas.
6. Exercício deitado de bicicleta
Continuando na mesma posição deitada, eleve as duas pernas, dobradas, deixando o quadril em 90 graus. Então, faça o movimento como se estivesse pedalando uma bicicleta, com as duas pernas ao mesmo tempo. Esse exercício é excelente para a drenagem do sistema venoso e estimula o sistema linfático.
Crédito das imagens: Europe Vein Center