Menu

4 Séries de exercícios para tendinite no ombro poderosas

São exercícios que pode fazer em casa depois de receber as orientações do especialista

Crédito: Freepik

Publicidade

Muitos problemas que acontecem no corpo são deixados de lado porque as pessoas pensam que é só uma dor e vai passar sozinho. Mas nem sempre é assim, mesmo que seja uma dor muscular ou nos tendões, como é o caso da tendinite no ombro. Veja o que é esse problema e quais são os exercícios para tendinite no ombro recomendados pelos ortopedistas e fisioterapeutas para ajudar a tratar e a curar.

Veja também: sintomas, causas e tratamentos para tendinite no ombro

O que é tendinite?

A tendinite é uma inflamação que ocorre nos tendões. Nesse caso em específico você vai saber mais sobre a tendinite que afeta o ombro, muito comum em pessoas que fazem movimentos repetitivos com os braços, como atletas, escritores e músicos. Afeta também pessoas que trabalham em serviços pesados e que carregam peso o dia todo. Ter uma boa postura e fazer minutos de intervalo no trabalho faz toda a diferença para evitar o problema.

Como resultado da inflamação a pessoa vai sentir dor forte no ombro, do tipo que só alivia com remédio e compressa gelada. É preciso ir ao médico para saber em que fase a tendinite se encontra, pois há casos em que a dor forte é um sinal de ruptura de um tendão, o que pode acabar em cirurgia e, quanto antes tratar, melhor.

Publicidade

Exercícios para tendinite no ombro

Os tratamentos comuns para a tendinite no ombro consistem em medicação com analgésicos e anti-inflamatórios, fisioterapia e acupuntura. Mas há também exercícios para tendinite no ombro que ajudam a aliviar a dor, a acelerar a cura e a manter a musculatura e os tendões dessa região em boa forma para que não se reduzam os movimentos depois da cura.

1. Exercícios com toalha

Essa série de exercícios usando apenas uma toalha é uma forma de tratar e também de prevenir. Ou seja, não precisa esperar o problema aparecer para fazer. São exercícios bem simples e leves de alongamento de todo o braço, desde o ombro até as mãos, importantes para alívio da dor e para manter os músculos e tendões sempre prontos para a atividade física ou o levantamento de peso:

2. Movimentos inteligentes sem aparelhos

Nessa série de exercícios, nem mesmo da toalha você vai precisar. Aliás, pode até fazer sentado, então é uma boa para praticar no ambiente de trabalho, sem precisar se retirar da sala. Os movimentos são inteligentes porque não trabalham apenas os ombros, mas sim, toda a região do tronco, incluindo a coluna, já que esse problema também deriva da falta de postura constante. Veja como fazer:

3. Exercício com pesinho na parede

Nessa sequência de exercícios, a ideia também é promover o alongamento do ombro afetado, de forma cuidadosa, utilizando um halter, aquele pesinho de academia. Deve ser um peso de tamanho pequeno, pois ele só terá a função de ajudar a alongar o braço enquanto estiver esticado para baixo, conforme você pode ver no vídeo. É uma sequência muito boa para alívio da dor:

Publicidade

4. Exercícios de apoio

Para esses exercícios você vai precisar de um tapetinho, desses de fazer ioga, para se apoiar sem machucar. Depois também pode usar uma cadeira bem pesada como apoio. São exercícios que necessitam de orientação do médico ou do fisioterapeuta porque como você irá exercer força sobre o ombro, precisa saber se ele está em condições de receber essa força, do contrário, a tendinite poderá se agravar. Veja quais são os exercícios:

As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Antes de realizar qualquer um dos exercícios para tendinite no ombro por conta própria, consulte um fisioterapeuta ou ortopedista para saber quais exercícios são melhores para o seu caso.

Leave a Reply

Sair da versão mobile