Há quem tenha naturalmente uma cintura fina e bem delineada, e quem precise adaptar alguns hábitos na rotina para conseguir esse tão desejado desenho no corpo. O fato é que existem soluções, uma delas é fazer os exercícios para afinar a cintura. Junto com a prática desses exercícios, também pode incluir novos hábitos na rotina para ter uma cintura mais fina e todo o corpo mais durinho.
5 Exercícios para afinar a cintura
Um abdômen malhado com a cintura fina só se consegue com exercícios que a fortaleçam. Por isso, veja essa série de posições e exercícios inspirados na yoga e no pilates que vão ajudar a conseguir a barriga com que sempre sonhou.
1. Posição da cobra
Deite-se no chão com as mãos na largura do peito, apoiando as palmas no chão. Levante o tronco e estique os braços, contraindo os músculos abdominais. Mantenha a posição de 1 a 3 minutos e repita de 5 a 10 vezes, conforme for evoluindo no exercício.
2. Prancha
Faça uma prancha com o corpo, apoiando apenas os dedos dos pés e os antebraços no chão e contraia os músculos abdominais. O seu corpo deve fazer uma linha reta, não deixando curvar a coluna nem subir o quadril. Aguente o máximo que puder nesta posição, começando com 3 séries de 30 segundos cada. Na primeira série vai parecer muito fácil, mas a partir da terceira já começa a ficar mais difícil, por isso não adianta querer começar pesado.
3. Barco
Na yoga essa é a posição do barco e que trabalha muito bem o abdômen. Sente-se em um colchão de exercício com os pés apoiados no chão. Contraia os músculos da barriga e comece a elevar as pernas, como na imagem. Mantenha essa posição durante 15 segundos e repita-a 5 vezes.
4. Ponte
Essa também é uma posição de yoga e um dos exercícios para afinar a cintura. Deite-se de costas com os joelhos dobrados. Segure nos seus calcanhares com as mãos, nunca tirando os pés do chão. Inspire, suba o quadril, afastando-o o máximo do chão e segure essa posição alguns segundos, enquanto controla a respiração. Faça 5 séries de 15 segundos cada.
5. Corrida
A corrida é um exercício bem completo, que trabalha o corpo todo e contribui com o fortalecimento do sistema cardiorrespiratório. Ao correr, o trabalho feito na região abdominal é intenso. Corra durante pelo menos 1 hora, de preferência todos os dias ou o quanto for possível.