Para manter os músculos do corpo fortes e resistentes, não basta malhar pernas, braços, costas e abdômen. Precisa lembrar, também, de exercitar o assoalho pélvico.
Esse “assoalho” é assim chamado porque fica localizado na parte inferior da bacia, como se fosse o chão, em forma de rede, que sustenta bexiga, intestinos, útero, ovários e próstata.
O assoalho pélvico é composto pelos esfíncteres, que são os músculos que você usa para controlar a urina, as fezes e os gases. E, não menos importante, a musculatura pélvica atua ativamente na relação sexual, ajudando na ereção masculina e o orgasmo feminino.
Por tudo isso é bem importante fortalecer a área pélvica, e os exercícios para fazer são simples. Veja esses tutoriais
Yoga para fortalecimento do assoalho pélvico
Mesmo que você não seja praticante de yoga, pode fazer esses exercícios em casa, respeitando os limites do seu corpo. São posições simples, para fazer deitada em um tapetinho para exercícios, que vão atuar não apenas no assoalho pélvico, mas em todo o seu corpo. Veja só.
Exercício de Kegel para pompoarismo
Se a sua intenção for fortalecer o assoalho pélvico para melhorar sua performance sexual, esses exercícios são bem importantes. Eles fazem parte dos exercícios de Kegel – que servem para fortalecer a musculatura pélvica, e dos exercícios de pompoarismo, que são voltados para a consciência corpórea da musculatura vaginal a fim de ter maior controle dessa musculatura e aumentar o prazer sexual.
Exercício de Kegel simples para incontinência urinária
Com o passar da idade, a musculatura pélvica vai ficando flácida, assim como os músculos de todo o corpo. Quando isso acontece, pode aumentar o risco de incontinência urinária, que é quando você não consegue segurar o xixi. Então, se você nunca fez exercícios de Kegel, comece pelo mais simples, que é esse: