Menu

5 Exercícios simples para ajudar seu bebê a começar a andar

Algumas mamãe já fazem esses movimentos sem nem saber o benefícios que eles trazem!

Crédito: Freepik

Publicidade

Cada um tem seu tempo, mas é super interessante fazer alguns exercícios para ajudar seu bebê a andar. Não que se precise acelerar as coisas, mas eles são bons para auxiliar na elasticidade e formação muscular, para quando ele for precisar.

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) diz que o comum é que até 1 ano e 6 meses, a criança já ande com segurança, mas cada uma tem seu ritmo. Então, sem estresse, ok? Tudo vai acontecer na hora certa. Enquanto isso, vai fazendo esses exercícios para dar um maior suporte no futuro.

Exercícios para as pernas do bebê

Lembre-se que quando se trata de criação de filhos, nada melhor do que o bom senso. Tudo bem se o bebê da vizinha andou com 10 meses, o seu não precisa ser assim. Porém, se você está observando algo diferente no desenvolvimento ou está angustiada, procure um pediatra. No mais, vá fazendo alguns exercícios desde os primeiros meses, que só tendem a ajudar.

1. Bicicleta

Crédito: Freepik

Levante as duas perninhas e comece a fazer movimentos circulares de cima para baixo e voltando. É para simular o movimento de pedalar, reforçando os músculos da coxa e também das panturrilhas.

Publicidade

2. Barriga para baixo

Crédito: Freepik

Por mais que muitos pais e mães já façam isso naturalmente, é um excelente exercício também. Vire o bebê de barriga para baixo e deixe que tente se arrastar para pegar algum brinquedinho à sua frente. Com isso, vai fortalecer o abdômen, melhorar a coordenação motora e noção de espaço.

3. Girando

Dobre uma das perninhas e deixe a outra esticada. Coloque sua mão nas costas do bebê e a outra no peito e vá virando lentamente para o lado da perna esticada. Faça o mesmo com o outro lado, 3 vezes cada um. Assim, vai estimular a consciência corporal e ainda por cima, o equilíbrio.

4. Sentando

Crédito: Freepik

Pegue cuidadosamente o bracinho do seu bebê (nunca a mão ou pulso) e dê apoio para que ele puxe e tente sentar. Faça isso sempre que for trocar a fralda e com o tempo ele vai conseguir sentar e se manter. Consequentemente, estará estimulando a musculatura e noção de espaço.

5. Pé para a cabeça

Crédito: Freepik

Deixe uma perninha esticada e segure a outra. Levante uma delas em direção à orelha do mesmo lado. Retorne e faça o mesmo com o outro lado. Repita o exercício 5 vezes de cada lado, melhorando a flexibilidade e estimulando a circulação sanguínea.

Publicidade

Faça os exercícios durante a troca de fralda ou quando estiverem brincando. O bebê deve estar relaxado e se divertindo com o momento. Lembre-se de ter delicadeza com os joelhinhos e não se estressar com resultados, eles virão no tempo certo.

Sair da versão mobile