Você costuma sofrer com algumas dores no corpo? Seus joelhos, tornozelos, quadris e costas incomodam você no dia a dia? Você tem dado a devida atenção aos seus pés?
Sim, seus pés precisam ser bem cuidados, para que as demais partes do seu corpo não sejam afetadas. A maneira como você fica de pé ou anda, pode modificar todo o funcionamento do seu corpo, e isso pode acontecer de uma maneira negativa.
O que viemos ensinar hoje são algumas maneiras de exercitar os seus pés, para que eles não sejam os causadores de muitas dores. Vamos conhecer esses exercícios?
Aquecimento:
Antes de realizar qualquer exercício, nós sabemos que precisamos realizar um aquecimento, para não nos prejudicar ainda mais. Apertar os dedos dos pés é uma forma de realizar esse aquecimento.
Fique de pé e incline-se para frente, flexionando um pouquinho os joelhos até alcançar seus pés. Faça uma série de 10 repetições, 3 vezes por dia.
Caminhada na ponta dos pés:
Ande na ponta dos pés por aproximadamente 20 segundos, depois descanse 15 segundos e repita a caminhada por mais cinco vezes.
Esse exercício ajuda a fortalecer os músculos dos dedos dos pés, os ligamentos e os músculos.
Bola de tênis:
Movimente uma bola de tênis para frente e para trás com a sola dos pés, pressionando a bola levemente. No final do exercício, incline-se para frente e puxe os dedos para cima, alongando o pé.
Mobilidade:
A mobilidade e flexibilidade dos tornozelos podem ser muito importantes. Se essa parte do corpo estiver rígida demais, você pode sentir muitas dores nas costas, quadris e joelhos.
Para exercitar os tornozelos, você deve se deitar com as costas apoiadas no chão e levantar uma das pernas bem esticada, em direção à cabeça, segurando o tornozelo.
Gire o tornozelo em sentido horário 10 vezes. Repita o mesmo com a outra perna.
Flexão de calcanhares:
Em pé, abra as pernas na largura do quadril e dobre os joelhos, mantendo o tronco reto. Mantendo essa posição, levante os calcanhares por 20 segundos. Depois disso, apoie a planta dos pés no solo e encolha todos os dedos.
Saia da posição, relaxando todo o corpo e refaça duas vezes o exercício.
Lápis nos pés:
Esse último exercício parece simples, e é mesmo!
Você precisa colocar um lápis no chão, à sua frente, e agarrá-lo com os dedos dos pés, para tentar tirá-lo do solo.
Refaça esse exercício 5 vezes com cada pé.
As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.
Gostou dessas dicas? Então lembre-se de compartilhá-las!