Os hormônios criados pela glândula da tireoide são responsáveis por impulsionarem a fluência do sangue e por darem uma força no processo de absorção dos nutrientes e libertação de toxinas, queimando calorias.
Situada no pescoço, essa glândula vê as suas funções serem afetadas pelo elevado consumo de iodo.
E onde consumimos tanto iodo assim? No sal, que ao ser refinado passa a ter nos seus compostos elementos artificiais como o iodeto de potássio!
Este acrescento, exigido pela lei como prevenção do bócio, por outro lado faz com que o organismo fique mais apto a desenvolver doenças na glândula da tireoide. Em alternativa recomendamos o consumo de sal integral do Himalaia.
Desequilíbrios da tireoide
Um dos desequilíbrios mais comuns na glândula da tireoide é a produção excessiva de hormônios, conhecida como hipertireoidismo.
A situação inversa, o hipotireoidismo é também muito perigosa, porque resulta numa redução das funções fisiológicas da tireoide.
Estes desequilíbrios podem fazer sentir-se em coisas que tendemos a ignorar ou a justificar de outras formas como o cansaço, o sono frequente, unhas e cabelos fragilizados e o raciocínio mais demorado.
Situações especiais como a gravidez, o estresse, e estados inflamatórios podem contribuir para desequilibrar os níveis de produção de hormônios pela tireoide.
Em resumo, uma alimentação cuidada com especial atenção num consumo de sal controlado vai contribuir para que tudo fique bem nivelado.
Mas para se certificar que fica mesmo tudo batendo certo vamos então ensinar um método inspirado pela terapia oriental que vai deixar a sua tireoide muito bem tratada.
Vamos evitar problemas na tireoide!
Método oriental para nivelar a produção de hormônios da tireoide em 5 passos
- Depois de esfregar as palmas uma na mão até ficarem mais quentes, coloque-as sobre a tireoide por 10 minutos.
- Em seguida, engula tosa a saliva que sinta na sua boca para depois beber 3 goles de água.
- Ao expirar incline a cabeça, de modo a que o queixo fique próximo do tórax, e mantenha-se nessa posição, sustendo a respiração durante uns segundos. Respire fundo e incline a cabeça para trás, suavemente, mantendo os lábios cerrados.
Retome a primeira posição e permaneça alguns segundos nessa posição. - Partindo da posição anterior, incline a cabeça primeiro para o lado esquerdo e depois para o lado direito, mantendo o queixo rente ao peito.
- Por último, levante a cabeça e faça 10 repetições a partir da terceira etapa deste método.
Esta sessão de ginástica para a tireoide vai aumentar o fluxo de energia, equilibrando os níveis de produção de hormônios. São exercícios bem simples!
Por vezes, negligenciamos a nossa tireoide, mas não devemos! Devemos sim dar a atenção merecida a esta glândula tão importante em nosso corpo! Pratique esse método oriental e seja saudável!