Para tudo na vida tem um tempo, inclusive para realizar atividades físicas. O corpo começa a dar sinais com o passar dos anos de que está na hora de reduzir a atividade física ou mesmo de parar. Ainda que alguns homens achem que não, não é possível aos 50 querer manter o mesmo ritmo que se mantinha aos 20.
O fato é que o tipo de exercício físico realizado aos 20 já não é o mesmo realizado aos 30. Aos 40 então, nem se fala. Como o corpo reduz a capacidade muscular, a capacidade respiratória e cardíaca, em alguns casos é aconselhável praticar um tipo específico de atividade física que esteja de acordo com a sua idade.
Aos 20 anos
Dos 20 aos 30 anos o corpo reage bem a praticamente qualquer atividade física. Esporte de alto impacto cardíaco e muscular como futebol são fortemente recomendados. Além disso, corrida de alta intensidade, musculação e exercícios crossfit são suportados.
Exercícios aconselhados: esportes de alto impacto, como futebol, natação, basquete, vôlei. Atividades cardiorrespiratórias em geral são boas também.
Entre os 30 e os 40
Aqui já há algumas mudanças que devem ser observadas. O metabolismo desacelera e a pele perde sua elasticidade natural. Recomenda-se que diminua a intensidade do exercício nessa fase da vida, mas jamais deixar de fazê-lo, salvo raras exceções. Aqui é importante realizar alongamentos sempre. Antes e depois das atividades físicas.
Exercícios aconselhados: ioga, trecking, pilates, dança, musculação e atividades aeróbicas de impacto e ritmo moderados.
Após os 40
Após a chamada maturidade, a prática de exercícios deve ser regular. Observa-se, no entanto, que ela não deve ser excessiva. Em doses moderadas, estimula a mente e o corpo. Mais do que isso pode causar cansaço extremo e vigorexia. A vigorexia é a compulsão por realizar exercícios físicos para obter um corpo melhor devido à insatisfação em relação a ele.
Exercícios aconselhados: caminhadas, trilhas, trecking, musculação de baixa intensidade, ioga e pilates.
Entre os 40 e os 60 anos
Paciência é a palavra-chave dessa fase da vida. E isso se reflete nos exercícios físicos também. Ioga, meditação, pilates e tai chi são ótimas atividades físicas. Favorecem a elasticidade e o relaxamento muscular.
Exercícios aconselhados: ioga, meditação, hidroginástica pilates, tai chi chuan.
A dica é conhecer os limites de seu corpo e manter atividades físicas regulares sempre.
As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.