Muitas mulheres olham-se no espelho de um dia para o outro e percebem um aumento do volume corporal, especialmente na região do abdômen. Isso por ser efeito de retenção de líquidos, e não de gordura.
É claro que quando você percebe um efeito de aumento prolongado, realmente pode ser que esteja engordando. Mas é comum mulheres perceberem diferença no corpo de um dia para o outro. A calça não fecha, o rosto parece maior, a blusa está mais apertada… Tudo a faz pensar que engordou.
Acontece que, na maior parte das vezes, esse aumento é apenas inchaço por retenção de líquidos. Aprenda a identificar a diferença através dos sinais do seu corpo.
Qual é a cor da sua urina?
A cor normal da unira deve ser parecida com uma limonada ou um pouco mais amarelada: nem totalmente transparente, nem muito escura.
Quando a urina está muito escura, o corpo está trabalhando para eliminar toxinas em excesso, que podem causar o inchaço. Ou pode ser sinal de desidratação, que também resulta em retenção de líquidos e inchaço.
Você come muito sal e carboidratos?
Da mesma forma, ingerir sal e carboidratos demais faz o corpo reter líquidos e trabalhar mais para eliminar os excessos. Assim, você vai ficar mais inchada e desconfortável.
Se não tiver nenhum problema de saúde acontecendo, procure melhorar sua alimentação, beber mais água e praticar algum exercício físico.
Quando engorda, tudo aumenta
Quando você realmente está engordado, perceberá um aumento em várias partes do corpo. Quando apenas está inchada por causa de intestino preso, por exemplo, apenas a região abdominal estará com mais volume. Na retenção de líquidos, poderá sentir uma pressão também nas pernas e no rosto.
Observe seu abdômen ao acordar
Muitas mulheres acordam com a barriga retinha ou sentindo bastante leveza. Mas no decorrer do dia, o inchaço vai aparecendo, seja por causa da alimentação, do calor, do estresse… Você deve observar seu corpo logo ao acordar e no final do dia para fazer uma comparação.
Período menstrual
Lembre-se também que se estiver no período menstrual é absolutamente normal que o seu corpo inche e que você se sinta muito desconfortável, inclusive psicologicamente, vendo-se muito maior do que realmente está.
Por fim, uma alimentação adequada, rica em frutas, legumes e verduras, além de muita água e chás diuréticos, são a combinação ideal, seja para desinchar ou para emagrecer. Os excessos de alimentos industrializados e o sedentarismo vão deixar você inchada e também vão fazer engordar.
Se mesmo com estes cuidados, ainda sente um inchaço que lhe parece estranho, procure um médico para fazer exames, pois pode ser algum problema de desordem hormonal que não está sob o seu controle.