Um grupo de pesquisadores da Universidade de San Diego, nos Estados Unidos, apresentou um novo exame no sangue que indica a região exata em que cresce um tumor. Dessa forma, é possível combater precocemente a doença.
“Conhecer a localização do câncer é fundamental para conseguir detectá-lo mais cedo”, declarou Kun Zhang, professor de bioengenharia da universidade e o principal responsável pela pesquisa, que foi divulgada na publicação Nature Genetics.
Nova descoberta foi feita por acaso
O exame se baseia no fato de os tumores, ao se desenvolverem, competirem pelos nutrientes disponíveis com as células normais, levando à morte das últimas. Os investigadores estudaram o DNA das células mortas, que vai para o sangue, para encontrar o tecido atingido pelas células cancerígenas.
Segundo Zhang, essa descoberta foi feita por acaso: “Primeiramente, nós seguimos a abordagem convencional, pesquisando por células cancerígenas e tentando detectar de onde elas vinham. Porém, identificamos igualmente sinais de outras células e concluímos que, ao juntarmos ambos os tipos, determinávamos um tumor e até conseguíamos descobrir onde ele estava crescendo”.
Os autores do estudo tentam agora aplicar as suas conclusões para o campo clínico para que esse método fique mais apurado e refinado. Para isso, irão colaborar com oncologistas.
Assista a esse vídeo para conhecer melhor outras potencialidades dos exames no sangue:
Gostou dessa novidade? Então, compartilhe!