Exame de próstata sem preconceito: é mais simples do que você imagina

É comum que as pessoas pensem que algo vai lhes causar vergonha ou dor quando não têm conhecimento do assunto. Por isso, vamos desmistificar o exame de próstata.

Publicidade

Falar sobre exame de próstata está deixando de ser um tabu à medida em que conseguimos abordar o assunto abertamente, sem “não-me-toques”. O movimento Novembro Azul, que acontece logo após o Outubro Rosa (para prevenção do câncer de mama) é um grande facilitador para informar e conscientizar homens e mulheres sobre a prevenção do câncer de próstata.

Quando falamos em homens e mulheres, quer dizer que todos precisam de informação, especialmente porque em muitas famílias são as esposas que incentivam os maridos a cuidarem da saúde. Então, se elas souberem explicar que o exame de próstata é inofensivo, eles terão mais facilidade em aceitar fazer.

A verdade é mesmo essa! O exame de próstata, cujo nome correto é exame de toque retal, é um procedimento rápido e indolor, porém muito eficaz para saber como está a saúde da próstata.

Para que serve o exame de próstata?

Este exame serve para detectar aumento da próstata, que acontece naturalmente em homens a partir dos 50 anos ou que pode indicar a presença de um tumor. Também é feito para detectar problema intestinal, como hemorroidas e fissuras anais.

Publicidade

Como é feito o exame?

No consultório mesmo, o médico urologista ou proctologista insere o dedo indicador, protegido com uma luva e lubrificado com gel, no ânus do paciente por poucos segundos para averiguar o volume da sua próstata por dentro. É rápido, não dói e é eficiente para detectar uma doença precocemente.

Só o exame de próstata é suficiente para diagnosticar o câncer?

Não. Como o aumento da próstata pode acontecer por outros motivos, o médico irá solicitar um exame de sangue chamado PSA para verificar os níveis do hormônio PSA (produzido pela próstata) no sangue.

O normal é que os níveis estejam abaixo de 4ng. Se estiverem acima, o médico pode pedir outros exames adicionais a fim de fazer o diagnóstico mais preciso. Estes outros exames são exame de urina, ultrassom e biópsia.

Quem deve fazer o exame de próstata?

O exame é recomendado para homens a partir dos 50 anos, uma vez ao ano. Se houver caso de câncer de próstata na família (pai ou irmão) é recomendado que o exame seja feito a partir dos 45 anos para garantir que se o paciente for diagnosticado, inicie o tratamento o quanto antes.

Publicidade

FIQUE ATENTO AOS SINTOMAS DE ALERTA

Apesar de incomum, o câncer de próstata pode surgir em homens mais jovens ou mesmo começar a dar sinais depois de ter feito o exame anual. Veja no vídeo abaixo quais são os sintomas que devem fazer o homem procurar seu urologista:

PODE GOSTAR TAMBÉM