Alerta, futuras mães! É importante cuidarem das vossas barrigas durante a gravidez. Dessa forma vão impedir a formação de estrias, e evitar conflitos interiores em relação à sua imagem.
As barrigas das gestantes são uma espécie de troféu, que todas gostam de exibir como sinal da sua condição especial. É também a forma natural que os outros seres humanos têm para identificar o seu estado de graça. Todo o mundo tem o maior respeito pelas mulheres grávidas, e essa barriguinha vai fazer com que até desconhecidos ajam com gentileza para com as futuras mamães.
As estrias gestacionais afetam até 90% das futuras mães
Em média, 90% das grávidas desenvolvem estrias gestacionais. Essas marcas surgem de modo repentino, como a pele é esticada, de forma a acompanhar o crescimento de feto. Podem ainda derivar de alterações hormonais ou herança genética. Começam aparecendo no segundo trimestre de gravidez, num tom avermelhado que com o tempo fica mais branco. A barriga, as coxas, os quadris, os seios e os glúteos são as áreas do corpo mais afetadas.
Mulheres que já exibem estrias anteriores à gestação, demonstram uma propensão para o aparecimento de estragais gestacionais.
Como evitar o desenvolvimento de estrias durante a gravidez
1. Adote um regime alimentar saudável e sem excessos.
Há mulheres que naturalmente não ganham essas estrias, e outras que procuram inibir a sua formação. A forma mais eficaz é fazendo por manter o peso adequado durante o período de gestação. Manter o peso adequado significa comer de forma saudável e ter cuidado com a quantidade de comida que ingere. Não estamos recomendando, naturalmente, que entre em regimes loucos durante essa fase! Não se esqueça que é importante garantir ao seu bebê todos aqueles nutrientes que ele precisa para se desenvolver com força e saúde.
2. Pratique exercício físico adequado para gestantes.
A gravidez não é razão para parar totalmente com a sua rotina de exercícios. Consulte o seu médico especialista para saber que exercícios são mais indicados para o estado da sua gravidez.
3. Hidrate a pele.
Hidrate a pele e a barriga usando cremes e sabonetes indicados para mulheres grávidas. Peça recomendações ao seu obstetra. As opções são infinitas, desde cremes à base de antioxidantes, vitamina E, manteiga de karité e aloe vera, a óleos de amêndoa e argan.
4. Considere fazer drenagem linfática.
Esse tratamento permite reduzir a retenção de líquidos nas zonas mais afetadas. É uma opção mais dispendiosa, mas que revela bons resultados.
5. Proteja a sua barriga dos raios solares.
Use protetor solar com fator de proteção elevado para impedir a cicatrização das estrias.
Saiba mais sobre como evitar estrias durante a gestação, assistindo a esse vídeo:
Fonte: http://gravidez.online/evitar-estrias-gestacionais/