desmaiar de calor
Crédito: Freepik

Como evitar desmaiar de calor em pleno verão

Muitas pessoas sofrem queda de pressão ou hipoglicemia durante os dias mais quentes e isso pode causar desmaios

Publicidade

Você conhece alguém que já tenha caído ao desmaiar de calor? Provavelmente sim, mas será que sabe mesmo o que fazer? Recentemente, isso aconteceu com uma repórter da Globo, gerando uma grande discussão sobre o tema. Veja o que causa esses desmaios e o que fazer caso esteja sentindo que vão acontecer. Entenda também como ajudar alguém nessa situação.

O tema tem levantado interesse desde que a repórter da Globo, Cássia Carioca, desmaiou ao vivo. Ela estava entrevistando comerciantes em Angra dos Reis, falando do natal, mas acabou caindo. De acordo com a emissora, isso aconteceu por causa do forte calor. Ela até tinha sentido os primeiros sintomas, mas pensou que daria para continuar. Ela  já se recuperou e com certeza, irá ter mais atenção ao seu corpo na próxima vez.

O que causa?

O desmaio é causado por causa da baixa irrigação sanguínea no cérebro. Isso porque ele fica com uma menor quantidade de oxigênio, consequentemente colocando o mesmo em perigo. Assim, para evitar danos e sequelas, o desmaio funciona como uma válvula de segurança, reduzindo os batimentos cardíacos e outras funções.

Dessa forma, a pessoa começa a se sentir mal e tende a apagar temporariamente. Depois disso, com a pessoa na horizontal, o fluxo sanguíneo normaliza e ela se recupera. Mas o que o calor tem a ver com a falta de oxigenação no cérebro? Na realidade está totalmente relacionado.

Publicidade

São diversos fatores que se relacionam para levar ao mal estar, porém estão todos relacionados ao calor excessivo. Desidratação, menor alimentação e dilatação dos vasos sanguíneos são alguns dos pontos correlacionados. Em outras palavras, a desidratação leva a uma concentração de sólidos, dificultando o retorno do sangue para o coração. Enquanto isso, a alimentação pode levar a uma hipoglicemia e a dilatação a uma pressão arterial mais baixa.

O que fazer se sentir que vai desmaiar?

Os primeiros sinais de que o corpo vai desligar são o suor frio, enjoo, fraqueza, dor de cabeça (ou pressão) e visão turva. A respiração pode ficar mais difícil, da mesma forma que os batimentos cardíacos tendem a se modificar. Pode ocorrer também palpitação e palidez, sendo esses os principais sintomas.

Ao perceber que isso está começando a acontecer, não tente continuar o que está fazendo. Assim, pode acabar desmaiando e se machucando. Então, se notar que esses sintomas se manifestaram, faça o seguinte:

  • Vá para um local mais fresco e com menos pessoas para que seu corpo possa se normalizar;
  • Beba água em boa quantidade, o ideal é um isotônico – seja a água de coco ou o industrializado;
  • Coma algo adocicado, para em caso de hipoglicemia. Ela acontece geralmente quando não se alimenta bem por causa do calor, que tira a fome;
  • Se deite e coloque as pernas para cima, apoiadas em uma parede, se possível.

É fundamental que você procure um médico caso isso aconteça. Isso porque pode ter sido causado pelo calor ou outros fatores. O desmaio nunca deve ser ignorado e sua causa investigada. Mas melhor do que tratar é prevenir.

Publicidade

Então procure usar roupas leves no verão, evitar praticar esportes nos horários de pico e aglomerações. Se alimente muito bem, independente da fome, e mantenha seu corpo hidratado.

O que fazer se alguém desmaiar de calor?

Você é daquelas pessoas duras na queda e não é um calor qualquer que derruba? Maravilha! Então veja como ajudar uma pessoa que venha a desmaiar de calor, da forma correta. Na realidade é bem simples, bastando seguir a regrinha básica de nunca dar nada a uma pessoa inconsciente (ou quase isso), para beber ou comer. Veja como agir:

  • Se der tempo, segure a pessoa para que não se machuque, caindo no chão;
  • Deite a pessoa de costas para o chão e apoie bem sua cabeça;
  • Coloque as duas pernas mais elevadas do que o corpo, para fazer com que o sangue retorne para o cérebro;
  • Quando ela despertar, dê isotônicos, água ou alguma bebida adocicada, se ela puder consumir;
  • Algum alimento com sal pode ajudar a restabelecer a pressão arterial, em conjunto com a água ingerida;
  • Se ofereça para acompanhar até em casa, se necessário.

PODE GOSTAR TAMBÉM