O cheiro de guardado que fica dentro dos armários é bem característico ao cheiro de um ambiente que passa muito tempo fechado. Tem esse nome justamente porque está relacionado às peças que ficam semanas ou meses guardadas, sem uso e sem ninguém mexer.
É bem comum que você sinta o cheiro de guardado nas roupas de inverno quando começa a tirá-las do fundo dos armários para a chegada do frio. Se quiser usá-las na hora, vai ter que suportar aquele cheiro, que só vai sair depois de lavar a roupa.
Mas então, quais são as opções para evitar esse desagradável cheiro de guardado no armário e nas roupas dentro dele? Veja essas dicas.
1. Armários sempre arejados
Mesmo que você não vá usar as roupas, sapatos e outros objetos dentro de um armário, ele não pode passar meses fechado, ou vai ficar com o tal cheiro de guardado. Toda semana, quando o clima estiver seco, abra as portas do armário por algumas horas e deixe o ar circular.
2. Limpeza mensal do armário
Às vezes, até o seu armário do dia a dia fica com cheiro de guardado, mesmo abrindo as portas e gavetas com frequência. Aquelas peças que ficam mais no fundo, que você quase não usa, vão começar a ter esse cheiro.
Então, pelo menos uma vez por mês, retire todas as roupas, sapatos e outros objetos do armário, faça uma limpeza dentro dele, espere secar por completo e só depois coloque as peças de volta.
3. Limpeza mensal das peças
Enquanto faz a limpeza e espera a secagem do armário, aproveite para cheirar as roupas e colocar para lavar aquelas menos usadas, que estão com cheiro de guardado. Mesmo que não vá usá-las, se guardá-las com esse cheiro, elas vão passar o cheiro para o armário e outras peças.
4. Cuidado com a umidade
O cheiro de guardado dentro do armário vai ser mais forte e mais frequente se ele estiver em um cômodo com paredes úmidas. Afinal, esse cheiro é bastante comum por causa da falta de ventilação e da umidade na ausência da luz solar. Primeiro, aprenda a identificar o tipo de umidade. Então, veja as soluções são diversas mais adequadas:
- Mudar o armário para um cômodo sem umidade;
- Consertar a umidade da parede fazendo uma pequena reforma estrutural;
- Fazer uma boa limpeza na parede e aplicar um impermeabilizante;
- Revestir a parte de trás do armário com placas de isopor para isolar a entrada de umidade vinda da parede;
- Revestir o piso com uma opção que dificulte a subida da umidade para o armário, como o piso vinílico;
- Colocar absorventes de umidade em todas as prateleiras e gavetas do armário, como saquinhos de sílica gel, pedaços de giz, saquinho com sal de cozinha ou saquinho com arroz cru. Troque de tempos em tempos por um saquinho novo.