Um estudo sobre jejum realizado pela Universidade do Sul da Califórnia (USC), Estados Unidos, mostrou como ele pode ser uma poderosa arma contra gripes e viroses uma vez que fortalece e restaura o nosso sistema imunológico. Saiba mais abaixo.
Estudo sobre jejum aponta: jejuar faz bem para a saúde
O nosso sistema imunológico trava uma luta diária para proteger o corpo de ameaças como vírus e bactérias. Como o nosso estilo de vida moderno é pouco saudável – consumimos menos alimentos saudáveis do que deveríamos e fazemos poucas atividades físicas – a nossa imunidade fica abalada. Mas cientistas americanos descobriram que jejuar de forma bem orientada e consciente pode ser uma poderosa arma contra doenças infecciosas.
Como funciona o jejum orientado pelos médicos
É preciso ter atenção para que não faça o jejum de forma errada e prejudique o seu corpo. Os pesquisadores dizem que basta apenas de 4 a 8 dias (não consecutivos) de jejum por ano para fortalecer a imunidade. O ideal é de 2 a 4 dias a cada 6 meses do ano. Isso faz com que as células-tronco presentes em nosso corpo despertem e comecem a se regenerar. Além disso, o estudo apontou também que ele ajuda eliminar células danificadas do nosso corpo.
Depois que você termina o jejum, seu corpo começa a produzir novas células sanguíneas, o que faz com que os nutrientes necessários passem a fluir com melhor equilíbrio.
Viu só? O jejum faz bem à saúde pois elimina células danificadas e doentes e estimula a produção de novas células sanguíneas de maneira surpreendente. Mas nunca faça um jejum prolongado sem o acompanhamento de um profissional, pois tanto o início quanto o fim do processo precisam de uma alimentação recomendada para que você beneficie o seu corpo.