Antigamente era estranho ver famílias com poucos filhos. Se não tivessem nenhum, então, certamente os casais eram julgados como problemáticos. Mas hoje em dia acontece o contrário. Apesar de ainda vivermos um período em que a geração de adultos vem de famílias com muitos filhos, a próxima geração tende a pensar diferente.
Os novos casais demoram mais tempo para se casar, já que priorizam os estudos e a vida profissional. Depois que se casam passam mais tempo trabalhando e viajando e, quando podem planejar, escolhem ter filhos depois de alguns anos de casamento, isso quando decidem ter.
Aqueles que preferem não ter ou ter apenas um ou dois, alegam que é muito trabalhoso e preferem uma vida mais tranquila. Mas um recente estudo mostrou que o trabalho que os filhos dão é recompensado pelo amor de uma grande família com seis ou mais membros.
Este curioso estudo foi realizado durante cinco anos por Bronwyn Harman, uma pesquisadora de uma universidade da Austrália. Ela reuniu centenas de famílias compostas por casais heterossexuais, homossexuais, pais e mães solteiros, todos com diferentes quantidades de filhos.
Foi perguntado aos pais como eles avaliavam o apoio que recebiam da família nos momentos difíceis da vida, considerando fatores como autoestima, confiança e satisfação.
O resultado mostrou que os pais com quatro filhos ou mais sentiam-se mais felizes e satisfeitos porque sempre tinham companhia e acolhimento para sair do tédio ou enfrentar uma dificuldade.
Portanto, se for para ter uma grande família, que seja para formar um lar com muito amor e cumplicidade, afinal de contas, poder contar com uma família feliz é o que faz a vida valer a pena.
VANTAGENS DE TER FILHOS
Se você está planejando ter filhos, não importa a quantidade, mas está pensando mais nos contras do que nos prós, assista ao vídeo abaixo e conheça 10 motivos para ter filhos: