Menu

Professora convida estudantes a escreverem cartas agradecendo profissionais de saúde

Essa atividade foi uma experiência múltipla de desenvolvimento para os alunos

Crédito: Reprodução G1

Publicidade

Todo mundo sabe que os profissionais da área da saúde estão na linha de frente do combate contra o coronavírus. Eles estão mais expostos, estão exaustos, mas firmes, colocando a vida em risco e sem poder manter contato com a família.

Então, nesse período de pandemia, a professora Rebeka Abreu teve uma ideia bem interessante. Ela propôs, aos seus alunos que estão estudando em casa, que escrevessem à mão uma carta de agradecimento aos profissionais da saúde por sua dedicação.

Crédito: Reprodução G1

A ideia de que a carta deveria ser escrita à mão faz toda a diferença, pois existe um envolvimento muito mais profundo, tanto de quem está escrevendo cada letra quanto de quem vai ler a mensagem.

Além disso, a professora também proporcionou aos alunos esse contato com as cartas escritas à mão, já que boa parte deles nunca tinha feito isso. “Disse que iria fazer o agradecimento. Então, como a gente podia demonstrar essa gratidão? Através de uma carta. Não queríamos nem WhatsApp, nem e-mail, porque não ia atingir o nível de sentimento que a carta tem”, contou a professora.

Publicidade

Rebeka enviou essa missão aos seus alunos pela internet, e todos deveriam enviar as cartas escritas para o endereço da escola. Os 140 alunos do primeiro ano do ensino médio ficaram bem animados com essa nova experiência. Carlos Alberto Miranda, diretor da escola que fica em Paulista, Grande Recife, disse que foi notável a animação dos alunos para essa tarefa.

“Foi uma das coisas mais interessantes que já fiz na vida. Foi uma forma de fazermos esses meninos perceberem a importância do escrever e da sensibilidade ao agradecer”, disse.

Aos poucos, as cartas foram chegando na escola. “Quando elas chegaram, eu fiquei muito emocionada”, contou a professora.

Seis cartas foram selecionadas. “Eu queria agradecer a todos os profissionais de saúde por estar fazendo tanto por pessoas que eles nem conhecem. Por estar trabalhando nessa pandemia, que a gente sabe que não é fácil, eles estão dando o melhor deles”, disse Rebeca Dantas, aluna que participou da elaboração das cartas.

Publicidade

Essa atividade também elevou a consciência de muitos alunos quanto à verdadeira importância do trabalho dos profissionais da saúde nesse momento tão difícil.

“Percebi que, se não fossem esses profissionais, a pandemia poderia ter sido muito pior. Poderia ter tido muito mais mortes”, afirmou o aluno Hatus Galvão.

Crédito: Reprodução G1

Depois, as cartas foram ao seu destino, distribuídas pelas unidades de saúde para confortar os profissionais. “Isso muito nos anima e dá esperança. Contamos com vocês para ficar em casa”, disse uma das profissionais que recebeu a carta.

Publicidade

Com informações de G1

Sair da versão mobile