O estrogênio é um dos principais hormônios femininos, responsável pela formação das características da mulher e também pela ovulação. Porém, como tudo no organismo precisa estar em equilíbrio para funcionar corretamente e manter a saúde, tê-lo em excesso ou em falta é um mau sinal.
Veja quais são as funções desse hormônio no corpo, o que acontece quando ele está em quantidade desequilibrada e em que alimentos é possível encontrá-lo, seja para evitar ou suplementar.
Veja também: alimentos que ajudam a regular diferentes hormônios
Principais funções no organismo
Embora seja um dos principais hormônios da mulher, ele também é produzido nos homens, atuando na saúde óssea e no metabolismo dos carboidratos e das gorduras. Já no corpo feminino ele contribui com as seguintes funções:
- Características sexuais secundárias (controle da ovulação e tamanho dos seios);
- Regulação do ciclo menstrual;
- Estímulo na produção de endométrio que prepara o útero para a fertilização;
- Regulação da distribuição de gordura pelo corpo;
- Desenvolvimento dos seios;
- Crescimento dos pelos pubianos;
- Estímulo ao crescimento dos lábios vaginais e da vulva.
O que acontece se tiver deficiência?
Em situações consideradas normais, esse hormônio começa a ser produzido no começo da puberdade e continua assim até que ocorra a menopausa.
Os sintomas da falta de estrogênio no organismo da mulher são bem semelhantes aos sintomas da menopausa, justamente porque nessa fase da vida ocorre a queda na produção hormonal. Veja quais são:
- Fadiga mesmo sem fazer esforço;
- Irritabilidade sem motivo aparente;
- Insônia;
- Alterações na temperatura do corpo (calorões);
- Dores de cabeça;
- Falta de atenção e memória fraca;
- Redução da libido;
- Ressecamento vaginal.
E se tiver em excesso?
A produção desse hormônio pode aumentar em casos de tumor nos ovários, síndrome dos ovários policísticos e por determinados medicamentos. Nesse caso, a mulher poderá passar por:
- Ganho de peso;
- Dificuldade para engravidar;
- Ciclo menstrual irregular;
- Inchaço dos seios.
Em que alimentos é possível encontrar estrogênio natural?
Existem muitos alimentos ricos, sempre de origem vegetal. Eles contém uma substância chamada fitoestrógeno que é similar ao estrogênio, então ajuda a repor os baixos níveis desse hormônio no organismo, aliviando os sintomas.
- Soja e derivados;
- Linhaça;
- Legumes;
- Frutas;
- Sementes;
- Oleaginosas;
- Óleos;
- Grãos.
Converse com seu ginecologista e com um nutricionista antes de começar a incluir todos esses vegetais na sua rotina alimentar. Para que o efeito seja positivo em todos os aspectos da sua saúde, eles precisam ser consumidos de forma equilibrada.