Estrias vermelhas
Crédito: Freepik

Estrias vermelhas: tem como tratar e prevenir?

As estrias vermelhas são as menos preocupantes, mas, se forem um problema estético, podem ser tratadas

Publicidade

As estrias não têm preconceito: aparecem em homens e mulheres de qualquer idade, quando sofrem um estiramento da pele. Esse estiramento rompe as fibras da pele e pode ocorrer por diferentes motivos, originando estrias vermelhas, roxas ou brancas.

Quando ocorrem as estrias vermelhas?

Quando você nota estrias vermelhas na sua pele quer dizer que elas ocorreram a pouco tempo, devido a algum motivo que fez sua pele esticar demais e “rasgar” algumas fibras, como quando uma blusa de lã é esgarçada.

As estrias surgem nas gestantes, em pessoas que engordaram bastante em pouco tempo, em adolescentes que estão em pleno crescimento e em pessoas que ganharam massa muscular.

Mas, não significa que as estrias sempre aparecem nessas condições. Vai depender também de quanta elasticidade tem a pele de cada pessoa e isso é definido no DNA e nos bons hábitos, como se alimentar com qualidade, beber bastante água e hidratar a pele com frequência.

Publicidade

Quando aparecem, as partes do corpo mais afetadas pelas estrias vermelhas são barriga, costas, coxas, seios e na parte superior dos braços, na região dos bíceps.

Diferença entre estrias vermelhas, roxas e brancas

A diferença entre cada cor de estrias é o tempo que elas têm de existência na pele. As estrias vermelhas indicam que são recentes e, portanto, mais fáceis de serem tratadas e amenizadas.

Já as estrias brancas são as irmãs mais velhas das vermelhas, que surgiram a mais tempo e, por isso, são mais difíceis de tratar para que desapareçam.

As estrias roxas não fazem parte dessa família. Elas surgem por outros motivos, como doenças hormonais ou excesso de corticoides, por exemplo. É muito importante consultar seu médico ao notar estrias roxas.

Publicidade

Como tratar as estrias vermelhas?

Se for possível, o recomendado é se consultar com um dermatologista para identificar o tipo de estria, o motivo pelo qual surgiu e as opções de tratamentos.

As opções que o dermatologista vai oferecer vão depender do que ele identificou como mais adequadas ao seu caso.

Procedimentos estéticos

Entre as opções de tratamento feitas no consultório, pode ser:

Publicidade

Peeling: existem muitos tipos de peeling e um deles, feito no consultório, é o de diamante. É feito com o objetivo de promover a renovação das células, esfoliando a pele e reduzindo as marcas de cicatrizes, linhas de expressão e manchas.

Microagulhamento: Com a inserção de pequenas agulhas na região, o tratamento induz a produção de colágeno e a consequente renovação da pele, reduzindo as estrias aos poucos.

Luz intensa pulsada: a aplicação dessa luz trata os vasos dilatados (que promovem a aparência avermelhada das estrias), além de promover a regeneração das estruturas da pele.

Publicidade

Carboxiterapia: a aplicação consiste na utilização de gás carbônico na região afetada, com o auxílio de uma agulha de calibre pequeno. O tratamento ajuda a pele a se regenerar, estimulando a circulação sanguínea e a produção de colágeno e elastina.

Cremes e óleos

Se não puder ou não quiser tratar dessas formas, existem muitos tipos de cremes para estrias vermelhas, como por exemplo:

Bepantol para estrias funciona? Tire a dúvida!

Os óleos são ótimos para manter a pele hidratada, ajudando na regeneração. Você pode massagear a pele com o óleo diariamente, em especial para prevenir que novas estrias apareçam. Veja aqui quais são os melhores óleos para estrias.

Publicidade

Cuidados e prevenção

  • Aplique seu creme de tratamento diariamente;
  • Beba bastante água, uns 2 litros por dia, para manter a hidratação da pele;
  • Evitar tomar corticoides, pois favorecem o aumento do peso;
  • Evite banhos muito quentes, pois ressecam a pele e podem agravar as estrias;

Não é porque as estrias vermelhas são mais fáceis de remover que não precisam de muita atenção. Tome sempre os seguintes cuidados:

  • Não faça mais do que 3 esfoliações por semana na pele;
  • Prefira usar sabonete líquido, pois hidrata mais a pele;
  • Tome cuidado para evitar o efeito sanfona, que faz mais estrias aparecerem.

Veja também:

PODE GOSTAR TAMBÉM