As estrias nos seios aparecem quando o corpo muda sua forma de maneira abrupta, seja por crescimento ou ganho de peso. Elas normalmente aparecem durante a adolescência e na gravidez e são mais comuns em mulheres, dada a propensão genética e hormonal.
Outro fator que estimula o aparecimento de estrias é o aumento dos níveis de cortisona no sangue, um hormônio produzido pelas glândulas suprarrenais, que leva a uma perda na elasticidade da pele.
O primeiro sinal de uma estria é um incômodo fio vermelho na pele, que coça e é levemente elevado. Com o tempo, ela começa a ficar mais clara, esbranquiçada.
Causas das estrias nos seios
A pele deve ser mantida hidratada e nutrida, de maneira a garantir a firmeza e evitar sua ruptura, gerando as estrias. Existem alguns fatores que levam ao desenvolvimento de estrias.
Efeito sanfona
As estrias podem se desenvolver por causa do efeito sanfona, que ocorre quando se engorda e emagrece, seguidamente, diversas vezes.
Esse movimento acaba enfraquecendo as fibras da pele, que se rompem com mais facilidade, pois não são tão adaptáveis a tantas alterações de tamanho.
Genética
O fato de as estrias serem mais comuns em mulheres se dá principalmente pelo fator genético, dada a estrutura hormonal e a proporção entre músculo e gordura corporal.
Por apresentar uma maior variação hormonal ao longo do mês, a mulher se torna mais propensa ao aparecimento de estrias nos seios.
Gravidez
De acordo com estudos, 90% das gestantes poderão vir a desenvolver estrias em algum estágio da gravidez.
Apesar de ser uma época muito especial, o corpo da mulher passa por mudanças drásticas, com aumento do quadril, mamas e – obviamente – do abdome, fazendo com que as fibras tenham que se alterar muito rapidamente.
Outras causas menos comuns podem ser o uso de corticosteroides, aumento de mama ou até mesmo algumas doenças como a síndrome de Cushing ou síndrome de Marfan.
Como eliminar?
Não é possível eliminar totalmente as estrias nos seios, mas se pode amenizar sua aparência e acabar com o incômodo, com simples receitas caseiras.
1. Mistura fina
Poderosa para recuperar a pele, essa mistura vai aliviar a coceira e clarear as estrias.
Ingredientes:
Óleo de semente de uva: 1 vidro pequeno;
Hidratante com óleo de amêndoas: 1 frasco de 250ml;
Óleo de rosa mosqueta: 1 vidro pequeno;
Hipoglós: 1 tubo pequeno.
Modo de fazer:
- Em um recipiente esterilizado e com tampa, misture os ingredientes até ficarem homogêneos;
- Aplique pela manhã e à noite, massageando a região até completa absorção;
- Pode usar diariamente, sem contraindicações.
2. Babosa e azeite de oliva
Essa mistura de vitaminas e outros nutrientes é poderosa contra as estrias no seios.
Ingredientes:
Gel de babosa: ¼ de xícara ou aproximadamente uma folha;
Vitamina E: 6 cápsulas;
Vitamina A: 4 cápsulas;
Azeite de Oliva: ½ xícara.
Modo de fazer:
- Adicione todos os produtos no liquidificador e bata bem;
- Coloque o conteúdo em um vidro com tampa, esterilizado;
- Conserve na geladeira;
- Duas vezes ao dia, aplique o creme e massageie, deixando agir por ao menos uma hora;
- Lave bem a região, hidratando em seguida.
A babosa não deve ser usada na gravidez ou lactação, sendo seu uso liberado em outras fases.
Saiba mais: Outras receitas de babosa para estrias
3. Vitamina A
Para manter a firmeza da pele, é necessário que ela tenha uma boa quantidade de retinoide, mais conhecida como vitamina A, que é comumente encontrado em diversos produtos cosméticos.
Então para que comprar cremes caros com vitamina A se você pode utilizá-la pura? As ampolas de vitamina são facilmente encontradas em farmácias e casas de produtos de beleza.
O ideal é passar toda noite, depois do banho, e deixar na pele até completa absorção. Ela irá amenizar as estrias já existentes e evitar o surgimento de novas.
4. Açúcar e óleo de coco
Por realizar uma microdermoabrasão, o açúcar é um forte aliado ao combate às estrias nos seios, ficando muito mais poderoso se aliado à propriedade hidratante do óleo de coco.
Para tanto, basta esfoliar a pele durante o banho com uma mistura de ½ xícara de açúcar para ¼ de xícara de óleo de coco. Faça movimentos delicados circulares por 5 minutos em toda a região.
Enxágue com água morna, lave normalmente e lembre-se de passar um bom hidratante antes de se vestir.
5. Vick Vaporub
Excelente no combate a resfriados, o Vick Vaporub é também bom para amenizar as estrias. Basta aplicar a pomada de noite e envolver a parte do corpo com plástico filme, retirando no dia seguinte e lavando bem a área.
Como é rico em óleos essenciais (eucalipto, terebintina e folha de cedro), além de cânfora e petrolato, o Vick Vaporub hidrata profundamente a pele, amenizando as estrias.
Atualmente, há também a possibilidade de camuflar as estrias com tatuagens da cor da pele.
Como prevenir
Para prevenir que as estrias apareçam, é importante:
- Manter o corpo hidratado, bebendo ao menos 2 litros de água por dia;
- Aplicar óleos ou hidratantes em regiões de maior risco;
- Se alimentar bem para evitar o efeito sanfona e garantir os nutrientes necessários;
- Realizar atividades físicas regulares para manter a saúde hormonal em dia;
- Capriche na ingestão de vitamina C e colágeno;
- Tome sol de 10h às 16h, para estimular a produção de vitamina D;
- Evite o uso de roupas muito apertadas e escolha sutiãs confortáveis, de preferência com boa sustentação.
Cuidados para evitar estrias na gravidez
É na gravidez que 90% das mulheres acaba desenvolvendo algumas estrias. Dessa forma, é quando o cuidado deve ser redobrado.
Seja pela mudança no formato do corpo, que obriga a pele e os músculos a se adaptarem, ou pelas alterações hormonais que são extremamente fortes nessa fase da mulher, a gravidez é um dos maiores fatores para que surjam as estrias.
Para ajudar o seu corpo a passar por essa fase sem problemas, recomenda-se que o ganho de peso seja lento e constante, fazendo com que o corpo se adapte lentamente ao novo formato.
Enquanto isso, a aplicação de óleo de coco ou de amêndoas pode ajudar a deixar o corpo bem hidratado, tornando a pele mais elástica e nutrida.
Se você está grávida ou pensa nisso no futuro, já veja o vídeo e entenda como prevenir as estrias na gravidez:
Veja também: Bepantol para estrias: será que realmente funciona?