Você passa muito tempo em frente à tela do celular ou computador? Tem que ler e escrever muito durante o dia? Tem algum tipo de trabalho que exija precisão e uma visão apurada? Pois saiba que está no grupo de risco de estresse visual.
Cada vez mais a tecnologia está tornando a vida prática e eficiente, porém há alguns custos relacionados, se não souber equilibrar seu uso. Um destes é a saúde ocular, que pode sofrer sérios desgastes com elevada exposição às telas, com excesso de foco e muita luz, forçando assim os músculos e nervos dos olhos.
O que é estresse visual
Essa doença é uma reação física ao excesso de estímulos, por um tempo prolongado e sem descanso, aos olhos.
Também conhecida como astenopia, ele pode ser causado pelos estímulos já citados, pelo excesso de radiação UV e por toxinas em excesso no ar.
Os primeiros sinais percebidos são ardor nos olhos, necessidade de piscar muitas vezes – e até mesmo fechar os olhos por um tempo, como se não tivesse dormido à noite – e olhos lacrimejando.
A visão pode se apresentar embaçada também, com dificuldade em focar nas palavras. Olhos vermelhos e cansaço também fazem parte do quadro de sintomas.
Sintomas
Cerca de 80% das pessoas que trabalham com equipamentos eletrônicos sofrem com a doença, mas não sabe. Apesar de alguns sintomas estarem relacionados a outras doenças, quando juntos podem ser um forte indicativo.
Lembre-se de consultar um oftalmologista que pode indicar exercícios, colírios e até mesmo a utilização de óculos e lente de contato para melhorar e até resolver o problema.
Não utilize a automedicação, pois pode ser prejudicial para a sua saúde a longo prazo, podendo inclusive mascarar os sintomas de algo mais grave, como um problema na retina, que pode levar à cegueira parcial ou visão subnormal.
1. Olhos ressecados
Se você está precisando dar pausas e apertar os olhos, que estão ardendo, parecendo que tem areia ou como se não tivesse dormido a noite inteira, pode ser que seus olhos estejam secos.
Isso acontece pois a tendência, quando se passa muito tempo em frente à tela, é que a quantidade de piscadas reduza drasticamente, deixando de umedecer o globo ocular. Assim, desde incômodos até mesmo sono ou dificuldade de leitura podem acontecer.
2. Coceira
Coceira nos olhos – sem o indicativo da ação de nenhum agente externo – também pode ser sinal de estresse visual. Essa irritação é típica da doença e não deve ser ignorada, sendo fundamental que se busque hidratar os olhos e dar pausas para descanso.
3. Tontura
Se durante o trabalho ou estudo você sente um cansaço muito grande e tontura, pode ser mais um sinal da doença.
Além da tontura, podem ocorrer casos de fraqueza, falta de coordenação, palidez em excesso e até confusão, quando há a necessidade de retomar a leitura ou linha de raciocínio diversas vezes.
4. Olhos lacrimejando
Outro sintoma comum no estresse visual é o excesso de produção de lágrimas pelo canal lacrimal. Cada organismo reage de forma diferente, podendo ser o excesso ou falta de lágrimas.
Dessa forma, o paciente precisa ficar secando os olhos em períodos curtos, podendo inclusive atrapalhar o desempenho no trabalho e gerar certo incômodo.
5. Cefaleia
O estresse dos olhos pode causar uma leve e contínua dor de cabeça, que toma a região de trás dos olhos e se irradia para o topo da mesma, podendo ficar mais forte à medida em que o dia vai passando.
Em casos mais graves, pode causar enxaqueca, com e sem luzes, devendo sempre se estar atento aos sintomas, buscando orientação de um médico geral e oftalmologista.
6. Fotofobia
Se você não reduzir o brilho da tela do computador ou celular ao mínimo fica impossível de trabalhar ou estudar? Pois saiba que isso é um sinal de que há algo errado.
Qualquer fonte de luz pode incomodar, desde a leve e contínua luz das telas, como também a luz dos ambientes externos, onde pode parecer impossível abrir os olhos sem o auxílio de óculos escuros.
7. Conjuntivite
A união de olhos secos e coçando pode levar germes que encontram um excelente meio para causar a inflamação, dando origem a conjuntivite.
Evite levar a mão aos olhos, consultando um especialista para saber a melhor solução ao problema, fazendo assim com que se reduzam as chances de inflamação.
8. Falta de foco
Se as letras simplesmente parecem estar borradas ou sem foco, isso também pode ser causado pelo estresse visual.
Consulte seu médico para encontrar a melhor solução, desde exercícios visuais, colírios ou até mesmo óculos, fazendo com que sua qualidade de vida e produtividade aumentem consideravelmente.
Procure dormir ao menos 8 horas por dia, dar pausas a cada uma hora de trabalho para descansar a visão. Lembrando que esse descanso não significa tirar os olhos do computador e ficar vendo o celular!
É fundamental também cuidar da saúde dos olhos e manter uma alimentação saudável, priorizando alimentos bons para a visão e prática de hábitos saudáveis de vida.
Visite o seu oftalmologista anualmente, pelo menos, garantindo assim uma melhor saúde ao longo da vida.