Menu

Estresse no trabalho: conheça os sintomas e como evitar

Algumas vezes você mesmo pode melhorar sua condição de trabalho para evitar o estresse

Crédito: Freepik

Publicidade

Muitas vezes, o estresse é tratado como aquele sentimento de raiva que aparece e logo passa. Mas, na verdade, é muito mais do que isso e necessita de atenção. O estresse no trabalho, por exemplo, não é só quando aquele seu colega inconveniente fica lhe pedindo para fazer o que não é da sua competência ou quando te interrompem para comparecer a uma reunião de última hora.

Esse problema pode se prolongar por dias ou meses, quando se está sob forte pressão ou esforço, seja físico ou emocional. É um estado extremo e não passa facilmente. Então, se achar que está sofrendo disso, preste atenção aos sintomas e o que pode fazer para resolver o problema de forma definitiva.

Sintomas de estresse na vida profissional

Também chamado de Síndrome de Burnout, ele está muito presente na vida dos brasileiros. Esse esgotamento intenso que se sente dia após dia não é normal e precisa de solução, ou pode levar o profissional à incapacidade de trabalhar, inclusive por desenvolver um quadro depressivo. Não por acaso é uma condição que foi incluída na 11ª Revisão da Classificação Internacional de Doenças (CID-11) como um fenômeno ocupacional.

Redução da produtividade

Uma das principais caraterísticas é quando o profissional não consegue mais entregar o seu melhor e acaba por ficar frustrado por causa disso, especialmente por saber que não está em linha com o esperado pelos seus superiores. Uma pessoa que é exigente consigo mesma vai ficar em um estado emocional ainda pior, pois não simplesmente não consegue encontrar ânimo para trabalhar.

Publicidade

Falta de energia

A redução da produtividade do profissional se explica pois ele se sente constantemente sem energia para exercer suas atividades e vive com sentimento de exaustão. Ao chegar no trabalho, ou mesmo ao sair de casa para ir trabalhar, só consegue pensar no fim do expediente e em voltar para casa.

Maus sentimentos e pensamentos com relação ao trabalho

Quando um profissional perde a vontade de trabalhar por estar exausto, começa a colocar em primeiro lugar todos os pontos negativos do seu ambiente de trabalho. Logo, se torna uma companhia negativa e desagradável para os colegas, está sempre de cara fechada ou sendo cínico, pois já não suporta mais estar ali.

Como evitar?

Crédito: Freepik

Para saber como evitar o estresse no trabalho é preciso também entender o que causa essa condição. Um é a resposta do outro. E nem sempre depende do colaborador, pois a empresa pode não estar oferecendo as condições adequadas para trabalhar de forma tranquila e eficiente. Então, nesse caso, pode haver só uma solução: começar a procurar outro emprego. Mas veja outras opções, que deve levar em conta quando estiver em busca de uma nova empresa para trabalhar.

Comunicar-se bem com todos

Uma das principais causas é a falta de comunicação entre as pessoas dentro da empresa. Quando não há uma comunicação clara e objetiva, ninguém sabe o que precisa fazer e todos começam a se sentir irritados. Portanto, da sua parte, o que pode fazer é sempre ser claro e objetivo, comunicando tudo a todos, sem esperar que adivinhem o que você fez ou precisa que seja feito, e quando.

Publicidade

Evitar o excesso

É comum que muitos profissionais acabem aceitando trabalhar mais do que dão conta, pegar mais serviço do que deveriam, só para satisfazer e impressionar seus líderes. Mas acontece que, com o tempo, o excesso de trabalho acaba por se tornar crônico e exaustivo. Não tenha medo ou vergonha de desligar seu computador ou sair da sua área de trabalho no horário certo do fim do expediente. É seu direito. Um bom líder sabe disso e não vai achar ruim.

Mudanças repentinas de atividades, prazos e funções

Um ambiente de trabalho precisa ser organizado. Cada profissional precisa entender suas funções e o que fazer para ajudar a equipe a evoluir nos projetos que foram determinados. Quando isso não acontece, as pessoas estão sempre mudando de função e as atividades são canceladas para começaram outras, o estresse no trabalho se manifesta.

Se você está em uma empresa totalmente desorganizada, e não tem um cargo que lhe permita sugerir melhorias, essa empresa não é para você. Se você trabalha por conta ou tem abertura na empresa para gerenciar suas atividades, então procure se organizar melhor: tenha uma agenda para determinar prazos, tarefas a cumprir e faça uma coisa de cada vez.

Publicidade

Chefe autoritário e desorganizado

Atualmente já não há mais espaço no mundo profissional para os chefes autoritários e que jogam suas responsabilidades sobre os colaboradores. Se tem uma atitude que frustra e estressa qualquer profissional é ser repreendido pelo chefe na frente dos outros colegas ou ser culpado por um erro que não cometeu. Se você tem um chefe que está longe de ser um líder, fique longe dele: comece a procurar outro emprego e dê mais valor à sua saúde física e mental.

Leave a Reply

Sair da versão mobile