Foram dois dias seguidos de furto no restaurante de Tiago Nogueira Santo André. O primeiro foi no dia 25 de junho, quando os ladrões levaram 30 quilos de alimentos, cabos de energia do prédio e objetos eletrônicos da cozinha. No dia 26 eles voltaram e levaram mais 70 quilos de alimentos.
O crime aconteceu em Sorocaba (SP), e foi um momento de bastante preocupação, mas que logo se resolveu graças à solidariedade das pessoas. Em entrevista para o G1, Tiago, dono do restaurante, contou que teve muita ajuda dos moradores locais para conseguir se reerguer depois do ocorrido.
Ele ficou com um grande prejuízo, que não apenas impediria o giro do seu restaurante, mas também de continuar fazendo as 150 marmitas que costuma entregar toda semana para pessoas em situação de rua.
“Arroz e feijão até tinha. Porém, não tinha uma única mistura. Eu jamais teria coragem de montar uma marmita com apenas arroz e feijão. Mas a população foi sensacional e ajudou enviando alimentos ou fazendo transferências bancárias para conseguirmos montar as marmitas”, disse o empresário.
Colhendo o que plantou
Depois que os furtos ocorreram, Tiago fez um vídeo e publicou na internet pedindo ajuda. Ele ficou surpreso com o resultado em tão pouco tempo, pois muitas pessoas contribuíram com a vaquinha on-line que ele criou para recuperar os quase R$ 10 mil de prejuízo.
“Para abastecer o restaurante novamente precisei criar uma vaquinha virtual. A ajuda foi essencial porque se não tivessem doado para nós, não teríamos marmita para doar. Então, agradecemos demais a contribuição. Pessoas também fizeram pedidos no restaurante somente com a intenção de ajudar e isso foi maravilhoso”, finaliza.
Os dias de furto
As câmeras de segurança do restaurante registraram os momentos em que o crime aconteceu. Tiago contou que, depois do primeiro, no dia 25, ele passou a noite em claro e foi pego de surpresa com o segundo crime logo na manhã seguinte.
“Fiquei acordado durante toda a noite de quinta-feira para sexta-feira. Logo no começo da manhã, vi uma movimentação no restaurante pelas câmeras de segurança. Fomos até o restaurante e encontramos um dos bandidos sentado em frente a porta de entrada. Logo depois, a polícia chegou. O rapaz que estava lá dentro ouviu a movimentação e tentou fugir. Eu avisei o policial e ele pegou o rapaz”, ressaltou o proprietário.
Mais tarde, Tiago chegou a encontrar parte dos alimentos roubados dentro de um túnel em uma rodovia próxima, mas como as embalagens estavam abertas, não teve condições de aproveitar.
Os bandidos foram levados pela polícia. Um deles foi encaminhado para o Centro de Detenção Provisória de Sorocaba e o outro foi liberado, ficando à disposição da Justiça.
Veja também: pandemia faz vendas de pequenos agricultores aumentarem