O hipotálamo está localizado dentro do cérebro humano e tem a importante função de regular a maioria dos hormônios que transitam no corpo. Influencia diretamente nas glândulas ligadas ao sistema nervoso e endócrino, regulando calorias, peso e temperatura do organismo.
Ele atua diretamente na sede, humor, sono, emoções, frequência cardíaca, fome e até no desejo sexual.Uma das glândulas reguladas por ele, é a pituitária que está vinculada aos ovários, tireoide e testículos.
Veja 6 maneiras de beneficiar e incentivar o perfeito funcionamento do hipotálamo e consequentemente da sua saúde.
Consuma mais cromo
Pesquisas associaram esse mineral a uma forma de ajudar o funcionamento do hipotálamo. Regulando o apetite e retardando o processo de envelhecimento nos neurônios. Os dos 10 melhores alimentos para se consumir uma boa quantidade de cromo são:
- Batata
- Brócolis
- Manjericão
- Alho
- Carne (vinda de animais que só se alimentam de maneira natural e não com ração)
- Peru
- Vagem
- Banana
- Laranja
- Maça
Óleos Essenciais
Tanto o óleo de incenso quanto o óleo de mirra são utilizados para evitar inflamação e tem o poder antioxidante. Além de possuir ativos, um deles chamado de sesquiterpenos que tem o poder de estimular a memória, as emoções, nos manter mais calmos e focados.
Existem diversas formas de se absorver os benefícios desses óleos: inalando direto ou utilizando o óleo de jojoba como transportador e usar passando na pele.
Vitex agnus-castus
É um suplemento natural de planta que equilibra os hormônios das mulheres e aumenta a fertilidade. É encontrado como chá, cápsulas ou líquido.
Consuma gorduras do bem
Tanto o colesterol juntamente com outras gorduras tem um papel de antioxidante e ajudam a manutenção de moléculas e neurotransmissores. Encontramos essas gorduras nos seguintes alimentos.
- Azeite
- Óleo de coco
- Abacate
- Salmão selvagem
Durma e relaxe
Não dormir bem desequilibra o cortisol e segundo a publicação do Jornal Indiano de Metabolismo e Endocrinologia, o estresse leva a mudanças hormonais reais. O cortisol tem sua síntese feita por enzimas através do colesterol. Por isso, uma boa noite de sono diariamente e a diminuição do estresse no dia a dia faz muito bem para seu hipotálamo.
Mexa-se mais
Um estudo feito no ano 2000 revelou a relação direta em fazer exercícios e o impacto positivo disso nas atividades de seus neurônios e nos genes. A pratica regular de atividade física baixou a pressão arterial dos animais hipertensos testados.
Elementos que afetam o hipotálamo
Tumores, lesões, cirurgias podem afetar o perfeito funcionamento, mas devemos ficar atentos a infecções e inflamações, desnutrição, distúrbios alimentares, genéticos e sangramentos. Os sintomas de que algo não está bem com essa região são: coração batendo mais lentamente, temperatura do corpo abaixo do normal, mais apetite, ganho de peso acelerado, sensação de sede constante e vontade de fazer xixi toda hora. Funcionando de forma inadequada algumas das consequências estão abaixo:
Obesidade hipotalâmica – algumas pessoas que sobrevivem a tumores no cérebro acabam tendo essa área afetada e o resultado é um aumento de peso incurável.
Insuficiência Adrenal – essa deficiência na produção desse hormônio leva a tontura, fraqueza e prostração.
Cefaleia em salvas – é uma das piores dores de cabeça existente. Dá em apenas um lado da cabeça e causa entupimento nasal e olhos lacrimejando.
Quando o hipotálamo funciona de maneira irregular existem consequências preocupantes como:
- Tumor no cérebro
- Doença autoimune de Hashimoto
- Hipotireodismo e Hipopituitarismo
- Defeito no hormônio do crescimento
- Insuficiência testicular
- Calores no período da menopausa
- Síndrome do ovário policístico
As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado.