Você pode até conhecer centenas de animais diferentes, mas, com certeza não conhece todos. Então, hoje, vamos te mostrar alguns dos animais mais estranhos do mundo.
Eles têm uma aparência bem diferente dos mais comuns que estamos acostumados, mas também são lindos e fazem parte da natureza. Então, é bom saber que eles existem e como são.
Quanto mais conhecemos sobre os animais, melhor conseguimos conviver com eles, sabendo respeitar as diferenças e preservar a natureza. Confira!
Veja também: Colocaram areia da praia no microscópio: é lindo!
1. Cobra-mole
Já para começar a nossa lista fazendo você dar risada, essa cobra é bem esquisita. Como é possível notar, ela é cega e, outra curiosidade, não tem pulmões, então, ela respira através da pele.
Nome científico: Atretochoana eiselti
Onde habita: bacia do rio Madeira, entre o estado brasileiro do Pará e a Bolívia
2. Polvo-Dumbo
Eles animais não são vistos com facilidade porque vivem em águas muito profundas e são bem pequenos, medindo cerca de 20 centímetros. Até que é fofinho com seu grande nariz arredondado e barbatanas que se parecem com as orelhas do elefantinho Dumbo.
Nome científico: Cirroteuthis umbellata
Onde habita: águas profundas dos oceanos Atlânticos e Pacífico
3. Macaco-narigudo
Com certeza, o que mais chama a atenção nesse macaco é o seu nariz alongado e volumoso. Tanto que essa característica determinou o seu nome científico e popular. Seus pelos ruivos também são diferentes e muito bonitos. O curioso é que só os machos desenvolvem o nariz desse tamanho, já que sua função é amplificar o som que eles emitem para atrair as fêmeas na época do acasalamento.
Nome científico: Nasalis larvatus
Onde habita: florestas tropicais do Bornéu, ilha localizada no Oceano Índico
4. Saiga
Se você estiver de passagem pela região da Eurásia, pode ser que consiga observar esse animal diferente, com sua minitromba e chifres curiosos. É uma pequena que ele esteja em extinção porque os caçadores o matam para vender seus chifres.
Nome científico: Saiga tatarica
Onde habita: Rússia, Cazaquistão e Mongólia
5. Lampreia-marinha
Esse animal sim é mais assustador e menos agradável de ver. Com certeza é um dos animais mais estranhos do mundo por conta do seu formato de cobra, com cerca de 90 centímetros de comprimento, e essa boca redonda cheia de dentes afiados que são usados para morder e sugar o sangue de peixes.
Nome científico: Petromyzon marinus
Onde habita: Norte do Oceano Atlântico, Mar Mediterrâneo e Grandes Lagos (EUA e Canadá)
6. Rato-toupeira-pelado
Aqui temos outro bichinho que poderia ser inspiração para criaturas de filmes de terror. Para quem não gosta de ratos, seria um pavor ficar cara a cara com esse ratão sem pelos. Ele passa a maior parte da vida embaixo da terra e é capaz de suportar níveis baixíssimos de oxigênio.
Nome científico: Heterocephalus glaber
Onde habita: Somália, Etiópia e Quênia
7. Pichiciego-menor
Esse bichinho simpático se parece com um tatu, e de fato é o menor tipo de tatu do mundo, variando entre 84 e 117 milímetros sem a cauda. Ele é pouco visto em seu habitat natural, na Argentina, porque passa o dia em sua toca, deixando para sair à caça durante a noite, quando é mais seguro.
Nome científico: Chlamyphorus truncatus
Onde habita: planícies da Argentina