Os agrotóxicos ajudam os grandes produtores a manterem suas plantações sem pragas, mas, existe um preço que se paga por isso.
A saúde pode ser prejudicada pelos agrotóxicos, inclusive, ao ter contato na hora de aplicar nas plantas. Consumir diariamente também é bastante prejudicial.
É por isso que se incentiva tanto o consumo de alimentos orgânicos que levam soluções naturais no lugar dos agrotóxicos químicos.
Então, é importante saber quais são alguns dos vegetais que mais levam agrotóxicos, não para deixar de consumi-los, mas sim, para dar preferência aos orgânicos. Confira!
1. Pêssego
Mariposas, besouros e outros insetos gostam de se alimentar dessa fruta. Por isso, os produtores de pêssego geralmente precisam pulverizar agrotóxicos nas plantações para obter um produto comestível.
Veja também: 12 Receitas de torta de pêssego para a sobremesa
2. Uva
No século XIX, uma infestação de filoxeras — um inseto parecido com os pulgões — destruiu vinhedos na França, causando um enorme prejuízo para os produtores de vinho. A forma de evitar isso — além de produzir uva orgânica — é utilizar agrotóxicos que mantenham essas pragas longe dos parreirais.
Aproveite e conheça: 5 Tipos de uva mais consumidos no Brasil e suas características
3. Maçã
Os produtores precisam lidar com ataques de pulgões, larvas e muitas outras pragas nas maçãs. O cultivo de maçãs orgânicas até cresce em vários lugares do mundo, mas, a maioria das produções são feitas com o uso de pesticidas e outros agrotóxicos.
Aprenda: 10 Receitas de torta de maçã deliciosas
4. Couve
A couve é comumente atacada pela larva de vários tipos de insetos, além de fungos. Grandes produtores costumam recorrer a fungicidas e pesticidas para tentar controlar as pragas — embora, nesse caso, não é muito difícil encontrar couve de pequenos produtores, que conseguem fazer um controle de praga sem os defensivos agrícolas.
Veja também: Como plantar couve em casa: dicas e benefícios
5. Espinafre
A maioria das folhas verdes que a gente encontra nos supermercados, costumam conter uma grande concentração de agrotóxicos. Isso acontece porque elas são um alvo comum de larvas de diferentes tipos de insetos. A menos que você consiga encontrar produtores de espinafre orgânico, a recomendação é lavar muito bem as folhas antes de consumi-las.
Aproveite: Os benefícios de incluir couve e espinafre nas refeições
6. Morango
O morango é a fruta que mais costuma receber pesticidas. A razão disso é que existem várias espécies de insetos e patógenos que podem atacar essa fruta durante todos os estágios do seu crescimento.
Para combatê-los, a maioria dos produtores utiliza uma pulverização mais pesada de vários produtos químicos. A melhor solução para isso seria conseguir priorizar morangos orgânicos. Porém, como essa não é uma realidade para a maioria das pessoas, recomenda-se lavar bem a fruta antes de consumi-la.
Faça em casa: Sagu de morango: 3 receitas fáceis para uma sobremesa deliciosa
Fonte: Mega Curioso