Em março de 2023 um residente de Alvorada, perto de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, publicou nas redes sociais uma foto inusitada de uma estátua de Baphomet que foi colocada na casa de sua vizinha.
Baphomet é a mesma figura que também é chamada de Belzebu ou Saravá Exu Maioral, que faz parte de uma religião de matriz africana.
A estátua chamou a atenção não apenas do vizinho que bateu a foto, mas de todos, afinal, parece ter quase 2 metros de altura e assustou aqueles que pensam ser algo para provocar o mal. Só que é, na verdade, o contrário.
Veja também: 10 Maravilhas alternativas pelo mundo: lugares incríveis para visitar!
A estátua de Baphomet está fazendo sucesso
A dona da estátua, que mora naquela casa, se chama Michelly da Cigana, uma mãe de santo que faz consultas religiosas e mora ali há sete anos. Ela disse que colocou a estátua recentemente para agradecer e proteger sua casa.
Claro que Michelly sabia que sua nova decoração chamaria a atenção de todos, e poderia até gerar atitudes maldosas por parte de pessoas que não têm conhecimento sobre outras religiões e acreditam que a sua é a única que deve ser respeitada.
Mas, até agora, apenas curiosos estão chegando para ver de perto a enorme estátua de Baphomet, que parece ter corpo humano e cabeça de bode.
De acordo com Pai Ricardo de Oxum, líder de uma religião de matriz africana, a figura de Baphomet age de acordo com as intenções de quem a procura. Se forem boas, ele age para o bem.
O lado positivo dessa história toda é que foto está servindo como um lembrete de que a diversidade cultural e religiosa é uma parte importante da sociedade brasileira. Vamos incentivar o respeito às diferenças?
Veja também: Estes artistas já foram acusados de ter pacto com diabo