Para a maioria de nós, ouvir música é algo bem comum, que fazemos desde a primeira infância. Por isso, talvez você nunca tenha se perguntado quando surgiu a primeira música ou quais são as músicas mais antigas já descobertas.
Porém, essa é uma questão bastante pertinente, que nos ajuda a compreender melhor a história da música, mesmo não sendo especialistas no assunto. Então, agora, você vai conhecer 6 músicas mais antigas já descobertas – e vai poder ouvi-las, claro!
Veja também: Você conhece a origem das notas musicais?
1. Te Deum
Ao longo desta lista você vai perceber que as músicas mais antigas já descobertas são religiosas, e aqui está um exemplo.
A música “Te Deum”, também chamada de “Canção da Igreja” ou “Hino Ambrosiano”, é um dos mais antigos cantos cristãos de louvor.
Acredita-se que essa música, em Latim, tenha sido escrita por Santo Ambrósio e por Santo Agostinho em 387 d.C. para celebrar o batismo de Agostinho.
2. Sumer Is Icumen In
Esta é considerada a mais antiga canção em língua inglesa, provavelmente composta no século 13, na Inglaterra Medieval, no dialeto Wessex. Acredita-se que ela tenha sido criada para celebrar a chegada do verão.
Sua descoberta se deu a partir de um manuscrito encontrado em Reading Abbey – uma grande abadia em ruínas no centro da cidade de Reading, no condado inglês de Berkshire. Hoje o manuscrito está armazenado na Biblioteca Britânica.
3. Phos Hilaron
Este é considerado um dos primeiros hinos gregos cristãos, documentado pela primeira vez por volta do século 3 ou início do século 4 d.C., e que é usado até hoje em algumas igrejas. Apesar das incertezas, acredita-se que São Basílio de Cesareia tenha sido o autor da composição.
4. Let All Mortal Flesh Keep Silence
Mais um hino cristão que é usado até hoje, acredita-se que esta música tenha sido composta em 4 d.C. para o Ofertório da Divina Liturgia de São Tiago.
Uma das músicas mais antigas do mundo, esta recebeu um arranjo moderno, criado pelo compositor inglês Ralph Vaughn Williams, que usou uma tradução do grego original e a combinou com uma melodia folclórica medieval.
5. Hurrian Hymn
Por fim, a campeã das músicas mais antigas já descobertas: Hurrian Hymn foi descoberta na década de 1950 em Ugarit, uma parte atual da Síria, e estava em uma placa de argila, escrita em linguagem cuneiforme, que datava de mais de 3.400 anos. A música é dedicada a Nikkal, a deusa dos pomares dos hurritas.
Veja também: Músicas favoritas fazem homem paralisado recuperar movimentos