Estar bem com você mesmo é melhor do que agradar a todos
Crédito: Freepik

Estar bem com você mesmo é melhor do que agradar a todos

O que você deixa de fazer por causa da aprovação dos outros? Entenda a importância de mudar isso e como fazer

Publicidade

Os anos passam e, às vezes, ao olhar pra trás, você encontra uma pessoa totalmente diferente. O que foi que mudou nela? Será que as escolhas foram as melhores? Bom, o que passou não pode ser alterado, mas muita gente esquece que essa pessoa de hoje no espelho é o passado de sua versão no futuro.

As mudanças — que certamente virão — devem ser mais sensatas agora, com maior maturidade, certo? Nem sempre… Infelizmente muitas pessoas moldam suas vidas, não com base no que precisam ou sonham, mas no que os outros pensam delas. Será que você é uma delas?

Você sempre procura da aprovação de todo mundo?

Claro que, vivendo em sociedade, não se pode simplesmente esquecer do conjunto e viver de acordo com o que acredita. Se fosse assim, a cadeia estaria lotada de nudistas, concorda? Mas seguir as regras sociais não quer dizer que você não deve ter uma personalidade própria.

E não se preocupe, mesmo não seguindo o que os outros dizem, você não vai ficar sozinho, mas sim acompanhado de pessoas que te amam e te respeitam pelo que é de verdade. Então veja quais são os sinais de que você está sempre procurando aprovação dos outros:

Publicidade
  • Justifica tudo o que faz: não dá um passo sem explicar o porquê dele, como se precisasse convencer o mundo de que fez a melhor escolha;
  • Pede opinião para tudo: antes de tomar qualquer decisão (até mesmo a roupa do dia), pede opinião para outras pessoas;
  • Tem dificuldade em decidir: como ninguém pode agradar a todos o tempo todo, as decisões parecem realmente impossíveis de serem tomadas;
  • Muda facilmente de opinião: pode mudar de opinião sobre temas importantes como quem troca de sapato (porque alguém disse que era fora de moda);
  • Esconde seus sentimentos: se alguém diz ou faz algo que você não gosta, disfarça o que sente, para não desagradar o outro.

Se identificou com alguns desses sinais? Então é bem provável que você se sinta realmente mal por não ter a aprovação de todos. Veja o que isso pode trazer para seu dia a dia.

O que você deixa de lado por causa disso?

Quando tenta agradar a todos, acaba abandonando uma pessoa especial, única e importantíssima: você. Suas opiniões, intuições e vontades acabam ficando de lado, por causa da insegurança na hora de decidir. Isso porque é absolutamente impossível agradar a todos, por mais que se tente. Começar a ouvir seus pensamentos e sentimentos é fundamental para se reencontrar na vida.

Por que é importante se ouvir?

Além de reencontrar sua essência, você pode começar a fazer melhores escolhas para si, claro que sempre respeitando as outras pessoas. Ouvir seus próprios pensamentos e sentimentos, principalmente sua intuição, pode te levar mais perto do sentimento de autorrealização, mesmo que seus objetivos ainda não tenham sido alcançados.

Como fazer isso?

Primeiro de tudo, você tem que se convencer de vez que nunca vai agradar a todos. Aliás, que não tem que agradar as pessoas para ser feliz. Analise seus pensamentos e sentimentos, buscando compreender o que te traz essa necessidade de ser a pessoa boazinha. Necessidade de aprovação? Baixa autoestima? Insegurança? Se precisar, busque a ajuda de um psicólogo de confiança para encontrar esses pontos mais rapidamente.

Publicidade

Depois, faça um quadro da sua vida atual. O que está legal e o que não tem nada a ver com você? A partir daí, trace objetivos e metas realistas, que você possa executar. Ou seja, nada de pensar em largar de vez uma carreira para começar outra. Você tem que fazer tudo com calma, planejamento e tranquilidade.

Busque ajuda se precisar, sem tentar agradar a todos. Você pode se encontrar e ser feliz em qualquer idade, basta começar a trilhar o caminho. Não ache que vai ser tudo um mar de rosas e que não terá recaídas, mas ao final do processo, será uma pessoa mais feliz e realizada do que é hoje.

PODE GOSTAR TAMBÉM